Comissão negocia novo plano com Unimed

Na manhã de quinta-feira (04), a Assufsm realizou uma live extraordinária no facebook (ver aqui), com a participação da Comissão Permanente da Unimed, para apresentar à categoria um relatório da atuação da mesma e o parecer da negociação realizada para este ano.

Tradicionalmente, no mês de maio, acontece a repactuação dos planos contratuais da Assufsm com a Unimed. Em meio a pandemia e considerando as orientações da Organização Mundial da Saúde, a assembleia sobre o reajuste anual da Unimed, em que filiados e filiadas podem participar da discussão sobre as negociações com a operadora de saúde está impossibilitada de acontecer. Por isso, a Comissão apresentou à coordenação, um relatório com o intuito de manter transparente o processo.

Acesse aqui o relatório completo

O técnico-administrativo em educação e Coordenador de Comunicação Sindical da Assufsm, Mauricio Severo elogiou os trabalhos da Comissão e reconheceu que o processo de negociação anual, nem sempre é fácil. Em sua avaliação, ele reforçou que a categoria deve participar nesse processo, apesar do isolamento social. “Em nome da coordenação nós gostaríamos de agradecer a Comissão por esse trabalho. A coordenação se reuniu no último final de semana e ponderou sobre aprovação do plano ainda neste mês, para que seja evitado os retroativos”, explica o coordenador. “Então, eu peço para que a categoria se sentir necessidade de discutir questões mais problemáticas, faça isso até o dia 12 deste mês”.

Novo plano proposto

Em 2019, após uma negociação bastante extensa e difícil com a Unimed, que envolvia inclusive uma possibilidade de perda do plano antigo de 1994 e 1995, a categoria considerou essencial a criação de uma Comissão Permanente da Unimed para tratar do assunto (ver aqui). Um dos pontos que corroboraram com a decisão foi a orientação jurídica para que esse plano fosse rediscutido, uma vez que, dessa maneira haveria possibilidade de aumentos que não fossem tão abusivos para os usuários e usuárias.

Para a repactuação deste ano, a Comissão realizou diversos debates com a Operadora e chegou no consenso de uma nova proposta. Nesta, o plano de 7 faixas, passa para 10 faixas diferente do plano atualmente ofertado pelo sindicato e com valores bem mais reduzidos se comparados a todas as opções disponíveis na região. Além disso, a Comissão garantiu, na negociação, que este novo plano mantenha todos os requisitos do plano antigo e abranja todos os técnico-administrativos e administrativas em educação vinculados a Unimed; um reajuste neste ano de 7% e o aumento da área de abrangência para todo o estado do Rio Grande do Sul.

Acesse aqui as tabelas do novo plano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *