CORONAVÍRUS: Aulas paradas e visitas suspensas, a ordem é permanecer em quarentena

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) emitiu uma nota no domingo (22) informando a comunidade santamariense que o acesso à todos os campi da instituição estão fechados. Somente técnico-administrativos(as) em educação e estudantes vinculados aos serviços essenciais podem entrar. Pacientes e acompanhantes do Hospital Universitário de Santa Maria também tem o acesso autorizado.

 Na Itália, 52 médicos(as) e enfermeiros(as) cubanos chegaram em Lombardia, no domingo, para ajudar no combate ao Covid-19 (Coronavírus). Eles vão se juntar aos 12 profissionais de saúde chineses que já estão atendendo aos infectados em um hospital de campanha de Bérgamo, capital da Lombardia, província com maior número de contaminados pela Covid-19.

Na África, dos 54 países, ao menos 40 já testaram positivo para o Covid-19. Vários países europeus também vivem seus dias de caos, incertezas, aumento dos casos de Coronavírus e crises humanitárias. Além disso, pela falta de saneamento básico, se sabe que 40% da população mundial não tem acesso a água potável e sabão para lavar as mãos com frequência. Essa é a principal recomendação dos órgãos de saúde para prevenção do vírus.

Com essa pandemia, também é necessário ter cautela e saber onde buscar as informações certas, em locais confiáveis. Se recomenda que as pessoas utilizem sites dos órgãos oficiais como o Ministério da Saúde, onde existe uma aba só com informações do Coronavírus. Além disso, a UFSM também tem um espaço em seu site para essas notícias. Disseminar notícias falsas, as chamadas fake news, só vão causar pânico na população brasileira. Os sites das prefeituras municipais também são locais confiáveis, onde a população vai poder conferir o que vai estar funcionando na sua cidade, a maneira de funcionamento e dados atualizados de quantas pessoas são suspeitas e quantos casos confirmados o município registra.

No Brasil, até o final de domingo (22), se teve mais de 1.500 casos confirmados e 25 mortes. Sendo 22 delas só em São Paulo. Todos os estados brasileiros já estão com o vírus, conforme o Ministério da Saúde. O aumento rápido no número de casos confirmados levou o Ministério da Saúde a decidir fazer testes em casos leves, como fizeram países que controlaram rapidamente a disseminação do vírus, como Hong Kong e Singapura.

No sábado (21), o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, disse que o governo está adquirindo mais testes e que, na próxima semana, “daqui a 8 dias”, o país terá 5 milhões de testes rápidos para distribuição em todo o Brasil. A prioridade será testar profissionais de saúde e pacientes das unidades básicas de saúde, disse o secretário. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que é médico, disse que a previsão é que o número de casos da doença vai disparar em abril e o sistema de saúde deve entrar em colapso. Por isso é tão importante que a população respeite o momento de quarentena de suas cidades e estados e fiquem em casa.

Com informações dos sites: UFSM, Carta Capital, Sul 21, Brasil 247, Brasil de Fato e CUT RS.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *