CORONAVÍRUS: Novas recomendações em Santa Maria sobre uso de máscaras e flexibilização de decreto

Santa Maria conta com dois novos Decretos Executivos de número 69 (ver aqui) e 70 (ver aqui). O primeiro dá conta da recomendação do uso das máscaras domésticas para pessoas que precisem sair do isolamento social. Seja para ir ao mercado, farmácia ou trabalhar, a prefeitura orienta que a máscara seja utilizada. 

A Secretaria Municipal de Saúde diz que o uso das máscaras caseiras, associado à lavagem de mãos, uso de álcool em gel e distanciamento social, aumentam, significativamente, a proteção da população contra a doença, pois a máscara serve como barreira parcial para a transmissão do vírus, impedindo a disseminação pelo contato. 

Além disso, também se aconselha que as máscaras de uso profissional sejam utilizadas apenas por profissionais de saúde, por profissionais de apoio que prestarem assistência ao paciente suspeito ou confirmado de Covid-19 e por pacientes nas hipóteses recomendadas pelo Ministério da Saúde, sendo vedadas, nesses casos, a utilização de máscaras domésticas.

Recomendações sobre a maneira de usar a máscara doméstica e também a sua higienização foram elaboradas pela Secretaria de Saúde de Santa Maria. Dicas como retirar a máscara pelo elástico, trocá-la após duas horas de uso ou quando umedecer são algumas das orientações (ver aqui).

Foto: prefeitura de Santa Maria

Já o segundo Decreto Executivo, número 70, aborda a flexibilização para a abertura de bares de alimentação, lancherias, restaurantes, hoteis e pousadas. Além de ter álcool em gel disponível para clientes, os funcionários também devem receber equipamentos de proteção individual (EPI’s), como máscaras e luvas, o local deve ser higienizado regularmente, o horário de funcionamento para atender o público deve ser das 7h30min até às 22h (no caso dos restaurantes e bares, ficando o estabelecimento responsável por escolher o horário de funcionamento). 

Outra medida é deixar os ambientes de circulação comum arejados, com pelo menos uma janela externa aberta – não só com o ar condicionado e também realizar a limpeza dos filtros do aparelho. Para atender ao público, os estabelecimentos deverão receber só 50% da capacidade, permitida pelo Plano de Proteção e Prevenção contra Incêndio (PPCI). O sistema de take-away (pegar e levar) e tele-moto seguem permitidas, também respeitando as regras de higiene. 

Caso tenha suspeita de irregularidades e/ou descumprimento de regras, a população de Santa Maria deve fazer denúncia através dos telefones: 153, (55) 99217-8122, (55) 999167-4728 e (55) 99167-8452 (os de celular, somente WhatsApp).

Ontem, 15 casos já foram confirmados em Santa Maria e uma pessoa que reside em outro município. São 559 suspeitos da doença na cidade e 58 descartados. Os órgãos de saúde e a Assufsm seguem orientando para que, quem puder, permaneça em casa. 

Com informações e foto da prefeitura de Santa Maria

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *