Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é comemorado hoje

Hoje, 11 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e tem como objetivo lembrar a contribuição de mulheres cientistas e inspirar a entrada de meninas na área.

O papel das mulheres na ciência é marcado pela descoberta de medicamentos, por invenções que mudaram o mundo, e pela produção de pesquisas. O avanço da presença feminina em espaços científicos pode ser observado pela quantidade de mulheres que fazem parte do Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa e produção de imunobiológicos do país. Em 2020, a instituição, responsável pela produção da vacina CoronaVac no Brasil, contava com 71% de mulheres no corpo científico.

Você sabia que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é a 10ª instituição de ensino superior com maior produção científica realizada por mulheres? Um levantamento feito em 2019 na Holanda mostra que além da UFSM, mais duas universidades brasileiras estão no ranking, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade de São Paulo (Unifesp). Por isso, valorize a educação pública, a ciência, e as mulheres!

Fontes: ONU, Instituto Butantan, UFSM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *