Entidades da Educação promovem Plenária Nacional e divulgam manifesto

Entidades da Educação – ANDES-SN, SINASEFE, FASUBRA, UBES, FENET, UNE e ANPG – realizaram o último evento conjunto do ano de 2020, uma Plenária Nacional, em 16 de dezembro. Entre outros temas, a plenária debateu os cortes orçamentários na Educação, democracia e autonomia das IFEs, pandemia e Educação, campanha de vacinação e as principais lutas de 2021. Na ocasião, as entidades também divulgaram um manifesto (veja aqui).

Pela FASUBRA Sindical, a coordenadora de Administração e Finanças Márcia Abreu disse que não existe autonomia sem democracia.

“Para nós da FASUBRA, quando se fala em democracia, se fala primeiramente na escolha dos dirigentes, nas eleições para dirigentes, que notadamente nesse período de golpe que nós vivemos nesse país desde 2016 se acirra ainda mais, por conta de toda essa conjuntura iniciada quando foi dado o golpe. Mas, também, discutimos a democracia na gestão, na produção do conhecimento e no acesso e permanência dos estudantes. E é fundamental que as nossas universidades estejam profundamente integradas na comunidade onde estão inseridas”, afirmou.

No manifesto, as entidades destacam o quanto o ano de 2020 foi extremamente desafiador para o setor e para o conjunto da classe trabalhadora, reafirmam seu compromisso de luta em defesa da Educação Pública e citam os desafios para o próximo ano.

Veja como foi a Plenária Nacional na íntegra.

Fotos: Sinasefe e Fasubra

Texto: Fasubra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *