GT Mulher Trabalhadora da Assufsm avalia Festival pela Vida das Mulheres

O GT Mulher Trabalhadora da Assufsm se reuniu na manhã desta quarta-feira, 15, no CQVS (Prédio 48C). As pautas da reunião foram: Festival Pela Vida das Mulheres e I Encontro de Mulheres Técnico-Administrativas em Educação da base da Fasubra.

As mulheres presentes discutiram diversos temas que dizem respeito à pauta de gênero, principalmente a partir dos repasses sobre o Festival pela Vida das Mulheres, que contou com a participação de representantes da Assufsm. O Festival que aconteceu em Brasília, dos dias 3 a 6 de agosto teve enfoque nos debates sobre a descriminalização do aborto no Brasil.

Apesar de o aborto ainda ser tabu no Brasil, o grupo evidenciou a importância da discussão, principalmente quando analisados os dados de que 1 a cada 5 mulheres já realizou um aborto no Brasil. Aquelas que têm condições financeiras, escolhem clínicas clandestinas e seguras. As mulheres pobres, podem perder a vida em procedimentos inseguros.

As Técnico-administrativas em Educação presentes discutiram os métodos contraceptivos tradicionais, vendidos pela indústria farmacêutica e métodos alternativos, que ainda são bastante desconhecidos. Durante a reunião, elas lembraram também do planejamento familiar e da falta de acesso das mulheres mais pobres à prevenção da gravidez. Além disso, apontaram a necessidade de questionar o controle do Estado sobre o corpo da mulher.

A Técnico-Administrativa em Educação aposentada, Nilza Soares, comenta que a reunião modificou seu modo de ver a questão. “Eu achei a reunião esclarecedora, ela me ajudou a mudar o pensamento que eu tinha sobre o aborto. Fiz bem em ter vindo, foi muito interessante, saio daqui tendo uma visão mais esclarecida sobre isso”.

A próxima reunião do GT Mulher Trabalhadora ainda não tem data definida, mas o grupo discutiu a necessidade de ampliar o debate com mais mulheres. Uma alternativa apontada foi a realização de reuniões do GT nos centros e setores, que estejam mais acessíveis para a participação das técnico-administrativas em educação.

Encaminhamentos

– Delegadas para participarem do I Encontro de Mulheres Técnico-Administrativas em Educação da Fasubra no RS. O encontro acontecerá em Porto alegre, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro (ver aqui). Representando a Assufsm irão as técnico-administrativas Natália San Martin, Angelita Bezerra e Nilza Soares;

– Realizar reuniões setoriais do GT Mulheres para facilitar a participação das mulheres técnico-administrativas;

– Construir o debate sobre a descriminalização do aborto amplamente com as Técnico-Administrativas em educação da UFSM, de modo que a Assufsm possa organizar um Festival Pela Vida das Mulheres na UFSM.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *