Participe da pesquisa sobre saúde no ambiente de trabalho das e dos TAEs

A Técnico Administrativa em Educação (TAE) da Universidade Federal de Santa Maria, Taiani Corrêa da Costa, está realizando uma pesquisa sobre saúde no ambiente de trabalho para a sua dissertação de mestrado, e gostaria da participação dos e das técnico administrativas em educação. A pesquisa consiste em um questionário, de duração máxima de 15 minutos, e está disponível no Portal do RH e no Sistema de Questionários (clique aqui).

A dissertação de mestrado denominada “A influência da Justiça e do Entrincheiramento Organizacional na saúde dos servidores da UFSM” faz parte do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP/UFSM) e está na fase inicial de coleta de dados.

A pesquisa é formada por três eixos: justiça organizacional, entrincheiramento organizacional e saúde. A partir dos dados coletados, será analisada a influência desses fatores no adoecimento das e dos trabalhadores. Na UFSM, entre 2016 e 2019 foram 1.565 afastamentos em razão de transtornos mentais e comportamentais e 1.094 por doenças osteomusculares, de acordo com informações do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão.

Para a pesquisadora, o contexto de trabalho é capaz de interferir na saúde de trabalhadores, o que compromete o desempenho e atuação dos e das TAEs na instituição. A partir da realização da pesquisa, Taiani pretende propor diretrizes para um ambiente de trabalho mais saudável.

Taiani Corrêa da Costa é auxiliar de saúde na Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida, a CQVS/UFSM e encontra-se em afastamento parcial para qualificação. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa na UFSM, sob número 32336620.0.0000.5346, e tem orientação da Profª Drª Luciana Flores Battistella.

Acesse a pesquisa aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *