Roda de conversa no Hall do RU debate machismo e educação

Na quinta-feira, 19, aconteceu uma roda de conversa no Hall do Restaurante Universitário com a participação de Sofia Cavedon, vereadora em Porto Alegre. O objetivo da atividade, que reuniu técnico-administrativos e administrativas em educação, era realizar um debate sobre temas que envolvem educação e gênero.

Durante o debate, Sofia abordou diversas questões sobre a mulher e o machismo enfrentado nos mais diversos ambientes, apontando principalmente para o sexismo que existe dentro da Universidade. Ainda foram apontadas várias formas de violência contra a mulher, desde as mais sutis, como a deslegitimação que as mulheres sofrem academicamente, até as mais críticas, como a violência sexual.

Outro ponto de relevância na conversa foi sobre quais seriam as possibilidades de reversão dessas violências, como por exemplo, o investimento em política de precaução, a partir de uma educação que forme cidadãos que tenham responsabilidade para pensar as questões de gênero. A vereadora ressaltou que para descontruir o machismo e proporcionar às mulheres a possibilidade de ocuparem mais espaços de poder e decisão é fundamental esta educação.

Dentre os presentes no debate, estavam técnico-administrativas em educação que atualmente compõem o GT Mulher Trabalhadora da Assufsm. A luta para que as instituições se responsabilizem pelos casos de machismo que acontecem dentro dos seus espaços já é histórica no grupo de trabalho, bem como a promoção de debates de questões de gênero na UFSM.

Postagens recentes

Geral

14 de agosto –  Dia dos Pais

A Assufsm deseja a todos os Pais, responsáveis, mães solo, tios(as), avós e demais pessoas que realizam esse papel, um dia de muita alegria com

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.