A data foi criada para homenagear esses e essas profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia.
Origem do Dia dos Professores
O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o Dia do e da Professora, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. Além disso, em meados de 1948, Antonieta de Barros, primeira deputada negra no Brasil, criou a Lei nº 145, de 12 de outubro de 1948. Vinte anos depois, em outubro de 1963, o então presidente João Goulart tornou a lei nacional.
O decreto também continha o salário dos e das professoras, as matérias básicas e até como os professores(as) deveriam ser contratados.
Atualmente, os e as professoras estão com um árduo trabalho de dar aulas durante a pandemia. Muitos meios de ensino precisaram ser estudados para que os e as profissionais pudessem seguir ensinando.
Professor e Professora, a Assufsm deseja que esse dia seja impulsionador para seguir lutando por seus direitos e ensinando a formar um mundo melhor.