O dia do e da estagiária foi criado quando o Decreto n° 87.497 foi publicado em 18 de agosto de 1982, o qual foi revogado em 2019. Todavia, a data continua sendo comemorada no dia 18 de agosto.
A legislação que regulamenta e rege os estágios no Brasil é a lei n° 11.788/2008 e ela prevê diversos direitos para a pessoa estagiária.
Alguns deles são:
– Férias: após o estágio completar uma duração igual ou superior a um ano as férias de 30 dias são obrigatórias;
– Pagamento de bolsa: sem um piso ou teto;
– Auxílio-transporte: principalmente quando o estágio não é obrigatório;
– Cargas máximas: as cargas máximas de estágio podem variar, de acordo com a quantidade de crédito que o aluno(a) está fazendo no semestre, podendo ser 20, 30 ou até mesmo 40 horas semanais. O combinado é firmado entre a instituição de ensino, o aluno(a) e a empresa com o termo de compromisso de estágio.
Por que fazer um estágio?
Quando falamos de estágio, os principais benefícios são: Contato mais sólido com a sua área; Conhecer de perto a profissão escolhida; Autoconhecimento; Experiência no mercado de trabalho; Interação com outras profissões; Iniciar a construção do seu network.
A Assufsm parabeniza e agradece seus e suas estagiárias que enfrentam novos desafios diários e que tanto colaboraram dentro do Sindicato.