A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo. O autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
Origem do Dia Mundial do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007.
O objetivo da data é alertar as sociedades e governantes sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos(as).
Dia do Autismo no Brasil
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras.
O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ou seja, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com ele.
Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.
O que é o Autismo?
O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA.
Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo.
No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.
O autismo e o cordão de girassóis
O cordão de fita verde com girassóis amarelos é usado em volta do pescoço para identificar
uma pessoa com deficiência “invisível” ou “oculta”. Como o autismo, por exemplo, que não é
percebido facilmente em um primeiro contato. Então, geralmente, necessita de uma explicação. Ou mesmo da apresentação de documento comprobatório, o laudo. Mas o que autismo e o cordão de girassóis têm em comum?
Assim como a flor de girassol se destaca por sua cor vibrante e se movimenta na direção do sol, o mesmo acontece com essa iniciativa. O cordão com a fita de girassóis é uma forma
de iluminar, clarear, refletir a luz da pessoa com autismo. Metaforicamente falando. Saiba mais sobre o assunto, clicando aqui.
Texto: Calendarr e Mundo Autista