Nesse dia 18 de setembro, a Assufsm comemora 48 anos de muita história, lutas, greves, batalhas e vitórias com os direitos dos e das Técnico Administrativas em Educação da UFSM. É uma data memorável e de ainda mais luta em razão da atual conjuntura política e social a qual estamos vivendo.
Por isso, nesse dia, TAEs aposentados, aposentadas, pensionistas, ativos e ativas de diversos setores da UFSM homenageiam a Assufsm contando como o Sindicato marcou suas vidas nessas quase cinco décadas de história.
Confira abaixo as homenagens dos e das TAEs da UFSM para a Assufsm:
“O que mais marcou nesse período todo foi a transformação em Assufsm Sessão Sindical do Sintest RS. O trabalho feito para que houvesse essa mudança foi extraordinário. Diversos grupos políticos se posicionaram e firmaram debates transformando na potência de movimento sindical que hoje conhecemos” – Depoimento da Coordenadora Jurídica e de Relações do Trabalho Cerlene Machado, a Tita.
“A Assufsm marcou o início da minha militância, em um conselho de delegados e delegadas. É importante que resgatemos essas histórias. É nos locais de trabalho onde tudo começa e isso marcou muito a minha vida para seguir militando e protagonizando a luta de homens e mulheres com pertencimento da classe trabalhadora. Feliz Aniversário nossa Assufsm” – Depoimento do Coordenador de Formação Política e sindical da Assufsm Eloiz Cristino.
“A Assufsm marcou em minha vida um grande aprendizado, desde que ingressei na UFSM, em 1993. E a partir de então, como associado, visualizei formas de lutas para participar de todas as atividades sindicais chamadas pelo movimento. Tive a oportunidade de atuar em quase todas as coordenações do sindicato, por isso quero agradecer a existência da Assufsm, que nos mostrou que juntos e unidos seremos mais fortes sempre” – Depoimento do TAE na imprensa universitária Paulo Quadrado.
“Eu entrei na UFSM, em 1992. O que me marcou na Assufsm foi uma greve em que tivemos o ponto cortado, nosso pagamento foi suspenso e os aposentados(as) que receberam seus salários foram para os mercados comprar cestas básicas e distribuir ao colegas que estavam necessitando. Nos mantivemos firmes e fortes até o final da greve” – Depoimento da Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão Marilene Chaves.
“Quero parabenizar a Assufsm em seus 48 anos de existência e história. Fica difícil falar sobre um marco vivido com a Assufsm, porque tivemos muitas batalhas durante a década de 1990. Lutamos contra o neoliberalismo de Fernando Henrique Cardoso. Esse mesmo neoliberalismo que, hoje, se apresenta em sua mais perversa contra o serviço público. Acredito que a Assufsm faz seu papel de luta e resistência e isso marca a história do Sindicato” – Depoimento da Assistente Social Aposentada Gecira di Fiori.
“Tenho muito orgulho de pertencer a Assufsm. Já é longa nossa caminhada, desde o tempo da ABS. Participei da sua transformação em sessão sindical e também estive presente em muitas lutas. Essa entidade sempre foi protagonista do movimento sindical de Santa Maria, do Estado e do Brasil. Participamos de muitas atividades em todas as esferas com competência, muita luta e garra. Me orgulho muito da Assufsm, desejo vida longa ao Sindicato, parabéns Assufsm, parabéns a todos e todas TAEs” – Depoimento da Coordenadora Geral da Assufsm Tania Maria Flores.
“A Assufsm marcou principalmente em minha infância. Participei diversas vezes dos movimentos sindicais como filho da Dona Suzi. Também ia nos dias que eram festivos na Sede Campestre. Estar lá presente nesses momentos de confraternização com muitas pessoas, de brincar e soltar pipa, de estar junto na comunidade da Assufsm. Me marca esse sentimento de união, de fazer parte de uma comunidade. Isso me fez querer estar presente no sindicato e seguir nessa luta e também trazer momentos felizes paras as pessoas. Que possamos seguir juntos nessa luta” – Depoimento do Coordenador de Esporte Cultura e Lazer Roberto Bordin.
“Eu entrei na UFSM em 1994, e em 1996 eu me filiei na Assufsm. Estou com quase 27 anos de casa. De lá para cá, esse tempo se confunde com minha militância sindical, meu trabalho de militância junto a Assufsm, onde atuei várias vezes como coordenadora e nesses 48 anos é a entidade e a militância que me acompanham. Foram muitas aprendizagens, conheci muitas pessoas companheiros e companheiras de luta e isso tudo fez com que eu evoluísse como pessoa com movimentos sociais e de lutas. Isso resinificou minha trajetória de vida e profissional. Desejo vida longa ao sindicato e que a Assufsm siga sendo protagonista de muitas lutas, vitórias e desafios” – Depoimento da Coordenadora Geral Loiva Chansis.
“Falar da Assufsm e de como ela marcou minha trajetória na Universidade é falar de muito aprendizado. Entender que a luta só vale a pena quando é pelo bem coletivo, a luta em defesa dos nossos direitos é também a gente poder garantir os direitos de outras pessoas, que muitas vezes não sabem como podem fazer isso. Como servidora pública, estamos a serviço do público e o sindicato forte depende da própria categoria. A gente já viveu tempos de total sucateamento das universidades e penúria salarial. Isso me faz lembrar de uma caminhada em defesa do HUSM. Nós saímos do Campus e fomos até o centro da cidade. Foi muito emocionante essa atividade sindical. A Assufsm tem uma grande história de lutas e conquistas, parabéns Assufsm e um grande abraço a todos e todas” – Depoimento da TAE Aposentada Genice Cezar da Silva.
“A Assufsm marcou a vida de todos e todas TAEs da UFSM, pois nossa carreira, direito e conquistas são decorrentes de muitas lutas da categoria, apesar de todas as nossas limitações. No futuro, a história da Assufsm será cada vez mais honrosa. Abraço a todes” – Depoimento do Coordenador Jurídico e de Relações de Trabalho da Assufsm Aldrei Alfaro.
“A Assufsm mudou minha vida, porque ela fez eu refletir, estudar e pensar sobre a sociedade em que nós vivemos. Aprendi a dialogar e debater com coletivos e grupos diferentes e com a diversidade. Soube ser democrática e aprendi que, juntos e juntas, nós podemos conquistar direitos e também lutar para manter o que já temos, como o SUS e a educação pública de qualidade. Por isso, quero agradecer pelos 48 anos do sindicato e por todos e todas colegas que fazem parte dessa história. Viva a Assufsm, vida longa” – Depoimento da Técnica em Segurança do Trabalho Natália San Martin.
TAE, venha fazer parte de mais décadas de lutas, histórias e vitórias do sindicato. Filie-se conosco!
Desejamos a todos e todas que fizeram e fazem parte dos 48 anos da Assufsm um feliz aniversário, você também está de parabéns por construir a história sindical!