Queremos enquanto servidores Técnico-Administrativos em Educação, parabenizar a nossa UFSM, pelos 60 anos de história e grandiosa trajetória. A UFSM, merece toda a homenagem por tudo que construiu e que representa para a comunidade de Santa Maria, região e nosso País. Idealizada, projetada e fundada para o mundo nas seis décadas tem sido referência e orgulho de toda a comunidade santa-mariense, com marcas de prestação de serviços na área educacional, da saúde, na prestação de serviços sociais, através de projetos, pesquisas, ensino, que direciona e atende ao princípio público e inclusivo. Nasce no interior do RS, na cidade de Santa Maria, em 14 de dezembro de 1960, a Universidade Federal de Santa Maria. São 60 anos de trabalho dedicado, sendo uma das melhores instituições do nosso País. Este trabalho, esta bonita história foi construída por alunos, docentes e também pelo seu segmento técnico. Será que sabem que a UFSM, também tem no seu DNA, nas pesquisas, nos diversos projetos sociais, de extensão e no ensino, as mãos de muitos servidores(as) Técnico-Administrativos(as) em Educação? É preciso ressaltar essa participação? Me parece que sim. Ao ler a bonita e merecida homenagem feita no Caderno Especial, à UFSM pelo jornal o “ DIÁRIO-SM” pelos 60 anos, saltou-me os olhos, em perceber que as imagens, os personagens estampados nas páginas foram estudantes e docentes. Parece-me que um segmento que também construiu e continua construindo as páginas de grandiosidade da nossa UFSM, foi ocultado. Somos mais de dois mil servidores(as) Técnico-Administrativos(as) em Educação, atuando em todas as atividades ao longo de 60 anos da instituição. Atuaram e atuam em várias atividades, em projetos, em pesquisas, na área da saúde, educação, na gestão, fazendo acontecer e contribuindo pelo crescimento da UFSM, da cidade, da comunidade, do nosso País. Quero lamentar, que nesta homenagem fomos esquecidos(as), invisibilizados(as) pela reportagem, embora sabemos o quanto fizemos para a nossa instituição e da qualidade dos serviços prestados, pelo compromisso que temos enquanto servidores e servidoras públicas, com a UFSM ao longo de sua trajetória. A UFSM, é construída e se faz pelas mãos de seus estudantes, docentes e Técnico-Administrativos em Educação, por sua comunidade.
Loiva Isabel Marques Chansis
Servidora Técnica-Administrativa em Educação da UFSM
Voz da Categoria
A seção A voz da categoria foi criada para proporcionar um espaço no qual a base da Assufsm possa manifestar suas opiniões, através de artigos dissertativo-argumentativos, sobre as questões sindicais que permeiam o espaço acadêmico e o mundo do trabalho.
Os artigos devem ser enviados para o email comunica@assufsm.com.br em formato .doc, com no mínimo 3mil caracteres com espaço (cerca de 1 lauda, fonte arial, tam 12, espaçamento 1.0) e no máximo 6mil carac. com espaço (cerca de 2 laudas, fonte arial, tam 12, espaçamento 1.0). Devem conter título e assinatura do autor, com nome, e um breve perfil (no máximo 3 linhas).
Os artigos serão atualizados semanalmente, de acordo com o recebimento dos textos.
– A Assufsm ressalta que os artigos não expressam a opinião da entidade, sendo de inteira responsabilidade de seus autores. Textos com conteúdos ofensivos ou pejorativos não serão aceites para publicação, uma vez que esse espaço busca proporcionar crescimento e acúmulo de conhecimento através de textos que promovam a reflexão e ampliem o senso crítico da comunidade universitária.