A última semana de setembro tem sido de muita luta, resistência e unificação da categoria de Técnico Administrativos e Administrativas em Educação da UFSM. Na manhã desse quinta-feira (30) o sindicato realizou a segunda Assembleia Geral Virtual da semana e a 8ª Assembleia Geral Virtual desde que a pandemia iniciou. Após quase duas horas de debates sobre ações contrárias a portaria 32 e contando com o auxílio da assessoria jurídica do sindicato, os e as TAEs conectadas foram unanimes em seus encaminhamentos.
O mais urgente no momento é que TAEs que não sintam-se aptos(as) ao retorno presencial, em razão de terem comorbidades, coabitarem com pessoas do grupo de risco e também por serem do grupo de risco, que abram protocolo no PEN-SIE preencham o formulário e sigam isolados e isoladas.
Além disso, a categoria chama para uma próxima Assembleia Geral Virtual, na quarta-feira, dia 6 de outubro, às 14h30min, também pelo Google Meet.
Outro encaminhamento que deverá ser feito amanhã, com o retorno presencial, é que TAEs que forem para a Universidade, cheguem em seus setores, registrem o ponto e integrem comissões que façam a supervisão dos locais de trabalho para verificar como estão as condições sanitárias dos ambientes de trabalho. Obviamente, essas comissões devem respeitar o distanciamento social, o uso de máscara e álcool em gel. A Assufsm também distribuirá panfletos que registram itens obrigatórios para o retorno seguro e as comissões devem identificar seus centros e preencher o documento disponibilizado.
Além disso, as comissões devem fazer registros fotográficos, não sendo necessário a identificação de nomes de TAEs, mas é necessário identificar o centro da foto ou vídeo que for feito. Os envios devem ser feitos para o WhatsApp da Comunicação, pelo (55)9. 9162-4939. O Setor de Comunicação irá realizar a divulgação.
Outros três importantes encaminhamentos são: a construção de um manifesto, aberto a comunidade, apontando todas as questões que foram levantadas em assembleia; marcar uma tribuna livre na Câmara de Vereadores(as) de Santa Maria para debater sobre o assunto e, por fim, encaminhar todas as denúncias e registros feitos pelas comissões para órgãos competentes da cidade.
TAE, acompanhe o seu sindicato nas decisões da sua categoria!