A FASUBRA participou de audiência pública virtual da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados com o tema “Cortes universitários e o futuro da universidade pública”. O debate realizado na última sexta-feira (4/6) contou com parlamentares, especialistas e representantes de instituições ligadas ao setor. Mariana Lopes, coordenadora da Mulher Trabalhadora, participou pela FASUBRA.
Mariana destacou a importância das universidades não só neste momento de pandemia, mas em todos os momentos históricos do Brasil. A coordenadora lembrou que além da ciência e da pesquisa, durante toda a pandemia os hospitais universitários estão tratando pessoas acometidas pelo coronavírus.
“Durante a pandemia teve um aumento de mais de 2000 leitos nos hospitais universitários para atendimento da Covid-19. Até o final do ano passado, mais de 40 mil pessoas passaram pelos hospitais e receberam atendimento de excelência para Covid-19, fora outras comorbidades, outras doenças”, alerta Mariana.
Mariana afirmou que gastos com a educação não são gastos, são investimentos e que algumas universidades já estão sentindo os impactos dos cortes no orçamento. Para a coordenadora da FASUBRA, é importante deixar muito nítido ao governo que não vão aceitar todos os ataques que estão acontecendo. Ela citou as manifestações de 29 de maio e chamou para os atos do dia 19 de junho.
“A gente segue o exemplo do povo colombiano que diz que se um governo é mais letal do que o vírus, a gente vai para rua sim”, afirma a Coordenadora.
Em sua análise há retrocessos em todos os âmbitos da sociedade.
“Um governo que não comprou vacina, um governo que está literalmente matando a população, é muito importante que a gente se manifeste, mantendo o distanciamento social”.
Matéria com chamada de capa do Jornal O Globo, desta segunda-feira (7/6), traz um levantamento sobre o impacto dos cortes no orçamento da educação. Segundo a pesquisa feita pelo jornal, 30 das 69 universidades federais do país não vão conseguir chegar ao fim do ano com o orçamento atual e devem fechar. Das 30, estão UFRJ, UFF, Unifesp, UFMA, UFBA, UFPE, UFABC e UFES.
Participaram do debate sobre os cortes na Comissão o reitor da Universidade Federal do ABC – UFABC Dácio Roberto Matheus; a diretora da União Nacional dos Estudantes – UNE Fabiana Amorim; e o consultor da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira – Conof/Câmara dos Deputados Cláudio Riyudi Tanno, além de parlamentares.
Confira a audiência na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=6BPdofTCfKs