Além da 4ª Assembleia Geral Virtual da Assufsm, na tarde de quarta-feira (23), ocorreu a Assembleia para a Plenária Estadual da CUT. Pelo regimento, com o número de filiados e filiadas da base, a Assufsm tem direito a levar cinco delegados e delegadas para a participação da Plenária.
Apenas uma chapa se inscreveu e teve aprovação unanime dos presentes na Assembleia. Os nomes das representações ainda serão escolhidos pela chapa Frente Cutista. A Assembleia também contou com a participação da Secretária Geral da CUT-RS Vitalina Gonçalves, a Vita, como é conhecida. Ela saudou os e as presentes e falou sobre a importância de ocupar os espaços democráticos para os debates das questões que são de interesse da classe trabalhadora. Vita também explicou a dinâmica da Plenária Virtual Estadual da CUT e passou um calendário de lutas.
No próximo dia 27 de Junho a Frente Brasil Ppopular irá fazer uma Plenária Estadual Virtual para avaliar a mobilização do dia 19 de Junho e também construir o Ato para o próximo dia 24 de Julho. A reunião será pela plataforma Zoom. Os interessados e interessadas devem preencher o formulário de inscrição para receber a chave de acesso à sala. Além disso, no dia 10 de julho, a Frente chama para realizar um grande dia de solidariedade.
O Diretor da CUT Regional Centro e TAE da UFSM Eloiz Cristino reafirmou a relevância das lutas da classe trabalhadora e de ocupar os espaços públicos e debater essas pautas com a população e também com a categoria. Também é o que demonstra a Coordenadora Geral da Assufsm Tania Flores. De acordo com ela, é necessário que a classe dos e das trabalhadoras resista aos ataques do governo e participe de todos os debates possíveis nesse momento.