O Grupo de Trabalho Saúde (GT Saúde) da Assufsm esteve reunido virtualmente na tarde de quinta-feira (01) para tratar sobre as Condições de Trabalho em Tempos de Pandemia. Coordenadores e Coordenadoras e a categoria conversaram por certa de 1h30min, via meet, para tratar de pautas de interesse dos e das Técnico Administrativas em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (TAE-UFSM). Dentre os encaminhamentos, ficou acordado que, é urgente o retorno dos debates do GT Saúde. Assim, a partir da próxima semana, todas às quartas-feiras, a partir das 14h, o grupo irá se reunir virtualmente.
Além dessa deliberação, os e as TAEs presentes na reunião encaminharam a realização e publicação de um formulário para que todos os Técnico Administrativos e Administrativas em Educação possam responder como estão as condições de trabalho em seus setores em meio à pandemia – assim que publicado, os e as TAEs irão ter acesso em todos os meios de comunicação da Assufsm, aguarde.
Também foi acordado em realizar uma Live Sindical Especial com o Advogado Heverton Padilha da Wagner Advogados Associados e com os Coordenadores Jurídicos e de Relações de Trabalho da Assufsm Aldrei Alfaro e Claudio Lima para tratar sobre o processo de insalubridade que está aguardando julgamento em segunda instância. Além disso, o objetivo também é convidar o Advogado Heverton Padilha para participar da próxima reunião do GT Saúde. Outra Live Sindical deliberada na reunião será para tratar sobre a pesquisa da FioCruz denominada Rede de informações sobre a exposição ao SARS-CoV-2 em trabalhadores no Brasil, com a convidada pesquisadora Maria Juliana Moura Correa, da FioCruz.
Outro importante encaminhamento será enviar à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) questões sobre a insalubridade dos e das TAEs na pandemia. Além disso, a Coordenação passou informes sobre a participação da Assufsm em alguns atos. Confira:
+ Informes Gerais:
– A Coordenadora Geral da Assufsm Tania Flores participou de uma live com o Sinasefe para debater sobre a PEC 32;
– A Coordenadora Geral Loiva Chansis e o Coordenador de Formação Política e Sindical Eloiz Cristino participaram da Plenária Unificada, chamada pela Sedufsm, para debater sobre o calendário acadêmico;
– Coordenação informa que foi pedida uma audiência com o reitor para pedir a preservação da vida e melhores condições de trabalho e aguarda retorno.