O Dia do e da Estudante é comemorado no Brasil, no dia 11 de agosto. A data celebra um direito básico dos e das cidadãs e a dedicação à busca do conhecimento que é dada através do estudo constante sobre os temas que nos rodeiam. A boa educação e o ensino de qualidade, ajudam a formar uma sociedade sólida e com senso crítico apurado para solucionar crises, além de formar profissionais qualificados.
A comemoração acontece desde 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro.
Foi após a criação das primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo, que o advogado Celso Gand Ley, sugeriu que fosse instituído o Dia do e da Advogada na mesma data, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos, as faculdades também eram ícones da história da educação brasileira.
A sugestão de Gand Ley foi acatada e, desde então, o Dia do e da Advogada e o Dia do e da Estudante são comemorados na mesma data. Além disso, dez anos depois, em 1937, foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE), que reforça o dia dedicado aos estudantes. No mesmo ano também se originou a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, mais um motivo de resistência para a Educação Brasileira.
Já no âmbito internacional, esta comemoração é realizada em 17 de novembro e faz referência à resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939.
Hoje, 11 de agosto de 2021, os e as Estudantes de Santa Maria e da UFSM, irão às ruas da cidade para reivindicar seus direitos e lutar por uma educação de qualidade. Veja aqui o ato de defesa pela vida e participe!