Retorno sim, mas com segurança e condições necessárias pedem os e as TAEs da UFSM

Essa foi a frase mais unanime entre a base de Técnico Administrativos e Administrativas em Educação da UFSM falada em Assembleia Geral Virtual, realizada na manhã dessa sexta-feira, pelo Google Meet. Os e as TAEs presentes virtualmente demonstraram sua indignação em relação a maneira que a portaria 35, de outubro de 2021, foi implementada para a categoria.

“A coordenação do sindicato, junto da base, realizou várias Assembleias Gerais durante o mês de outubro para debater ações sobre o retorno presencial parcial e, nem bem havíamos ‘digerido’ essa portaria, temos que estudar a de retorno presencial integral. Se não era para fazermos aglomeração antes, apenas com 4h diárias, imagina agora, que vamos ficar 8h dentro da UFSM”, desabafa a Coordenadora Geral Loiva Chansis.

Durante a Assembleia, os e as TAEs também levantaram questões do horário de almoço, do transporte público, da divisão de equipamentos e, principalmente, a utilização da máscara de proteção individual.

“Existe uma lei que obriga o empregador fornecer máscara de proteção ao seu e sua trabalhadora (veja aqui). Mas, em nossa portaria de retorno presencial integral, nós é que seremos os e as responsáveis por adquiri-las para trabalhar”, alerta a TAE Gabriela Malaquias.

Além disso, também foram citados os riscos e a questão do retorno para todos e todas que trabalham na Universidade.

“São muitos estudantes dentro do campus, muitas pessoas circulando. Se eles não estão em aulas presenciais, porque precisamos voltar abruptamente e integralmente? Sabemos de casos em que muitos colegas ainda vão na UFSM para responder e-mails e atender o público por agendamento”, relata a Coordenadora Geral da Assufsm Tania Maria Flores.

Dentre os encaminhamentos sobre essa pauta, os e as TAEs debateram que será realizada uma ocupação nos espaços da Administração da UFSM, ou seja, no hall do prédio da reitoria, a partir das 8h do dia 3 de novembro. A orientação da Assembleia é de que a categoria deve registra o ponto no seu setor e ir para a reitoria ou então registrar na própria reitoria. A Coordenação, junto com a base, irá expor fotos e artes que mostrem a real situação dos setores da Universidade para demonstrar a indignação que os e as TAEs estão com o retorno integral abrupto, sem ter as devidas condições sanitárias para trabalhar e sem nenhum diálogo com a categoria. Além disso, também será visto a possibilidade de ter um carro de som (em razão de trâmites legais e autorizações exigidas pela UFSM) passando pela universidade chamando os e as TAEs para a luta e também será conversado com o jurídico da Assufsm para um pedido de ação judicial.

Em um segundo momento, a Assembleia Geral Virtual dessa sexta-feira (29) também debateu sobre a flexibilização da jornada de trabalho. Aos TAEs presentes, foi informado que a direção já encaminhou, para a administração da UFSM, um ofício sobre a Resolução 63, junto com outras entidades sindicais, pedindo a reavaliação da resolução que foi aprovada em conselho Universitário.

Dentre os encaminhamentos tirados, é que a categoria aguarde essa avaliação pelo CONSU e, no dia que o conselho colocar em pauta o ofício, os e as TAEs devem fazer ocupação e manifestação no quinto andar da reitoria. Além disso, foi encaminhado em GT Carreira o pedido de uma reunião com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), a qual já foi feita pela direção da Assufsm para a Pró-reitoria. O último encaminhamento sobre a flexibilização é de que os setores da UFSM façam reuniões com suas chefias e chamem a Coordenação da Assufsm para debater sobre a flexibilização da jornada de trabalho.

Por fim, informes foram passados para a categoria, veja:

Informes Gerais:

– A Assusm comprou uma conta no Gmail Workspace, com capacidade de 250 pessoas online para realizar Assembleias e reuniões virtuais com mais tranquilidade;

– Na segunda-feira (25) foi protocolado o recurso ao CONSU sobre a flexibilização da jornada de trabalho;

– A direção da Assufsm participou, no dia 27/10, de reunião virtual com a Assufrgs para debater sobre o retorno presencial nas universidades;

– A Coordenação da Assufsm informa que está em processo negocial com a Unimed e, talvez, nos próximos dias, chame uma Assembleia para debater sobre o assunto com associados(as) da Unimed, atente-se nas redes sociais do sindicato;

– Por fim, a Sedufsm convida para Seminário sobre o trabalho remoto na Universidade, que será no dia 4 de novembro, às 19h, confira clicando aqui.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos