O mês de novembro é muito importante na luta contra o racismo e é tempo de homenagear a resistência negra no Brasil. O dia 20 de novembro, é data de celebrar a morte e vida de Zumbi de Palmares, ícone de luta e resistência na época da escravidão.
Como parte da programação do CalendAfro, agenda elaborada pelo Movimento Negro Unificado, e em reverência ao Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, sábado, haverá uma grande manifestação em todo o país, inclusive na cidade de Santa Maria, na Praça Saldanha Marinho. O ato terá início às 16 horas e contará com a participação de uma série de entidades e coletivos.
Claramente, a negligência do Presidente da República Jair Bolsonaro com questões populares também será palco da manifestação no sábado. Dentre as principais pautas para o sábado, estão: “Fora Bolsonaro”, “Vidas negras importam”, “Sem o povo negro, não existe Brasil”.
Infelizmente, o povo negro lidera os índices de homicídios nesse país. Segundo os últimos relatórios do Atlas da Violência, 75% dos óbitos são de pessoas negras, deixando explícito o racismo estrutural arraigado na cultura e nas instituições brasileiras. Enquanto houver racismo, não haverá democracia.
Durante o ato, é necessário que todos, todas e todes estejam com a máscara de proteção facial e pede-se que sigam as recomendações de segurança para evitar o contágio do Coronavírus.