O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE) decidiu reforçar o movimento de outras categorias por reajuste salarial previsto para esta terça-feira (18/01), com paralisações e atos em Brasília. Pela manhã, às 10h, ocorre ato na porta do Banco Central e, às 15h, em frente ao Ministério da Economia, no Bloco P da Esplanada dos Ministérios.
Na ocasião as trabalhadoras e trabalhadores do serviço público, entre eles a FASUBRA Sindical, vão entregar ao governo a reivindicação de reajuste emergencial de 19.99% (índice correspondente a inflação dos três anos do governo Bolsonaro).
A reunião virtual realizada na última sexta-feira (14/01) ainda aprovou o calendário de ações para os próximos meses, entre elas a realização de uma Plenária Nacional e uma “Jornadas de lutas” de 11 dias para deliberar o indicativo de greve geral. Confira:
18/01- Dia Nacional de luta em defesa do Reajuste Salarial;
24/01 – Dia dos Aposentados – Dia Nacional de luta contra o Decreto 10.620;
27/01 – Plenária virtual dos SPFs;
02/02 – Atividade no retorno do recesso do legislativo e judiciário;
14 a 25/02 – Jornada de lutas e estado de greve;
09/03 – Greve por tempo indeterminado dos SPFs.
A DN da FASUBRA, seguindo a deliberação da Plenária Nacional, orienta as entidades de base a realizarem rodadas de assembleia no mês de janeiro para debater a construção da greve, dentro do calendário debatido e aprovado no FONASEFE.