A Assufsm, através da Coordenadora Geral Loiva Chansis, do Coordenador de Formação Política e Sindical Eloiz Cristino, do Coordenador de Comunicação Ciro Oliveira e da TAE Natália San Martin, escolhidos(as) em Assembleia Geral, participou da Plenária Nacional Virtual da FASUBRA, realizada por meio da plataforma Zoom nos dias 4 e 5 de março. O evento iniciou com informes da direção e análises de conjuntura nacional e internacional. Em seguida, foram debatidas pautas importantes para a categoria como o XXIV CONFASUBRA e a Greve Geral dos e das Servidoras Públicas Federais (SPFs).
De acordo com dados da FASUBRA, participaram 156 representantes das entidades de base, sendo 68 delegadas e 88 delegados, de um total de 33 entidades.
Conforme as delegadas e delegados da Assufsm, houve muita divergência de opiniões sobre o indicativo da greve do Serviço Público Federal. Apesar disso, foi aprovado, entre as entidades sindicais, o início de uma greve unificada para o dia 23 de março, respeitando as especificidades de cada entidade. Já sobre o CONFASUBRA, devido a pandemia, foi decretado um adiamento do Congresso para maio de 2023.
Por isso, os principais encaminhamentos da Plenária foram a realização de Assembleias das entidades sindicais para avaliar a greve unificada e o adiamento do XXIV CONFASUBRA.
Entre os informes dados pela Direção Geral da FASUBRA, estiveram a inauguração da Sede Administrativa da Federação, a questão do teletrabalho, as aposentadorias e o INSS. No sábado (05/03), iniciaram as votações e um dos itens da pauta foi a campanha salarial conjunta (de 19,99% emergencial JÁ) e a greve unificada do Fonasefe. O calendário do Fonasefe foi aprovado por ampla maioria (90% dos votos), com adendos.
Confira como ficou o calendário aprovado na plenária:
8/03 – Fortalecer o Dia Internacional das Mulheres – com atos em todo o país – será o início da luta da classe trabalhadora;
9/03 – Lançamento do Comando Nacional de Construção da Greve (atividade virtual);
16/03 – Dia Nacional de Mobilizações, paralisações e manifestações em todo o Brasil, com ato em Brasília – Orientar as entidades de base para fazerem grandes atos nos estados e em Brasília;
23/03 – Indicativo de início da Greve Geral por tempo indeterminado, respeitando as especificidades de cada entidade.
Por fim, os e as presentes pontuaram que é extremamente necessária a união das entidades nesse momento, principalmente frente a tantas políticas desfavoráveis. Também foi feito o convite para que todos e todas participem das atividades do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, que será de mobilização e luta.
Texto com informações da FASUBRA
Produzido e editado por: Assessoria de Comunicação Assufsm