No dia 1º de junho, no Anfiteatro da Antiga Reitoria, aconteceu a segunda reunião mensal presencial do Grupo de Trabalho de Assuntos de Aposentadoria e Pensão da Assufsm.
Em pauta estiveram os seguintes temas: atualizações da gestão da Assufsm, informes da última Assembleia Geral e um debate sobre as eleições desse ano, além do convite à participação dos e das Técnico Administrativas em Educação nas reuniões setoriais.
De acordo com um dos Coordenadores de Formação Política e Sindical, Eloiz Cristino, o debate foi muito produtivo. Conforme ele, foi feito um resgate do histórico de trabalho e luta dos e das TAEs da universidade, ressaltando a importância da participação nas reuniões setoriais.
Em acordo com a pauta, a TAE Aposentada Maria Loura Silveira conversou com o Setor de Comunicação da Assufsm e diz ser apoiadora ativa do retorno de setoriais e faz um adendo:
“Nós solicitamos, durante o GT, à Coordenação de Formação Política e Sindical que retomem as atividades de setoriais com a presença dos aposentados e aposentadas para que a gente consiga mostrar para a comunidade universitária como foi a história de embate e luta do Sindicato. Além disso, deve-se propor um grande Seminário, até mesmo convidando universidades federais do Rio Grande do Sul, para se debater essas pautas que interessam a toda comunidade do funcionalismo público”, afirma Loura.
Ela conta que a descoberta do Advogado Heverton Padilha, da Wagner Advogados Associados, sobre o artigo 192, I, da Lei 8.112/90 – benefício concedido para os servidores(as) que, até outubro de 1996, obtiveram aposentadoria integral, passariam a receber remuneração do padrão de classe superior àquela em que se encontrava posicionado – já havia sido debatida em um GT de Assuntos de Aposentadoria e Pensão.
O encontro também contou com a participação do Advogado Heverton Padilha, que atualizou a categoria sobre os informes jurídicos e precatórios de interesse dos e das aposentadas e pensionistas presentes.
Segundo Heverton, o GT foi muito gratificante, com informes sobre a aprovação de demandas de interesse para aposentados(as) e pensionistas, questões referentes ao Vencimento Básico Complementar (VBC) e cobrança de contribuição previdenciária para aposentados e aposentadas portadoras de doença incapacitante. Além disso, foi dado o relato das ações coletivas e feito um diálogo muito produtivo com os e as TAEs.
TAE, participe dos debates da sua categoria!
Foto: Coordenador de Assuntos de Aposentadoria e Pensão Fioravante do Amaral