No mês de junho existem duas campanhas importantíssimas em relação a relevância da doação de sangue.
O Junho Vermelho tem o intuito de conscientizar e incentivar à população a doar sangue. A transfusão sanguínea é algo essencial para a saúde pública, já que salva vidas e evita uma série de complicações para o/a receptor(a).
Já o Junho Laranja diz respeito ao combate à anemia e à leucemia, duas enfermidades relacionadas ao sistema sanguíneo. Em suma, a anemia é definida como uma deficiência nos níveis de hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) do sangue que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo, além da falta de ferro. Já a leucemia é um câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções.
Para combater essas condições, a doação de sangue é fundamental, pois tem o papel de auxiliar no tratamento, repondo nutrientes e células importantes.
Para doar sangue é preciso:
– Ter entre 16 e 69 anos.
– Pesar mais de 50kg.
– Apresentar documento oficial com foto (menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis).
– Estar alimentado(a) e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
– Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
– Respeitar a frequência máxima de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
– Respeitar o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra (dois meses para os homens e três meses para as mulheres).
TAE, procure o hemocentro da sua cidade para agendar sua próxima doação de sangue! Doe sangue, doe vida!