A Direção Executiva da Condsef/Fenadsef se reuniu para debates e apontar um calendário de atividades para o próximo período. Na agenda está prevista uma semana de jornada de trabalho no Congresso Nacional de 1º a 5 de agosto. O objetivo é travar uma luta para garantir que o orçamento 2023 contemple servidores federais, a maioria há mais de cinco anos com salários congelados.
Só nos três anos e meio de governo Bolsonaro, servidores(as) perderam quase 30% do poder de compra de acordo com levantamento recente feito pela subseção do Dieese na Condsef/Fenadsef. A nova proposta do Orçamento 2023 deve ser enviada pelo Executivo para apreciação do Legislativo até 31 de agosto.
Ainda no mês de julho, o calendário de atividades da Condsef/Fenadsef prevê duas plenárias nacionais virtuais. Uma no próximo dias 23, dos servidores da Funai, e no dia 30 dos empregados da Conab que estão travando uma batalha para garantir seu próximo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O processo de negociações com a direção da companhia segue com entraves, apesar da mediação junto ao TST (Tribunal Superior do Trabalho).
Confira a seguir um resumo das principais atividades já apontadas pela Direção Executiva da Condsef/Fenadsef:
Dia 23/07
Plenária Nacional virtual dos servidores da Funai
Dia 30/07
Plenária Nacional virtual dos trabalhadores da Conab
Dias 1º a 05/08
Semana de jornada de trabalho no Congresso Nacional (PLOA)
Dia 09/08
Ato Nacional dos servidores da Funai nos estados
Dia 11/08
Seminário sobre as eleições gerais de 2022
Texto: Condsef/Fenadsef
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado