A primeira Assembleia da Assufsm deste ano, aconteceu na manhã desta quinta-feira (30), no Auditório do CCSH, e aprovou Paralisação e Mobilização para os dias 8M e 18M.
A categoria de técnico-administrativos em educação (TAE) tem importantes ações de luta e resistência no horizonte de 2020, diante de tantos ataques do Governo Bolsonaro, que coloca em risco a carreira de TAEs e os direitos dos (as) trabalhadores (as). Pensando nisso, a Fasubra Sindical, após reunião conjunta com outras entidades da Educação e Centrais Sindicais, orientou os dias 08 e 18 de março, como dia de paralisação e mobilizações, em âmbito nacional.
Por isso, em Santa Maria, a Assufsm convocou a base da categoria para se posicionar na adesão ou não a mobilização. Em regime de votação foi aprovada, com apenas dois votos contrários, a participação no 8M e 18M. Além disso, foram definidos o fortalecimento e a construção coletiva das ações com outros segmentos da Educação na cidade.
Ao longo da assembleia, a categoria se mostrou preocupada com a carreira, e lembrou que o PCCTAE só foi conquistado a partir de muita luta, unidade e resistência. “Neste momento, mais do que nunca, é muito importante o engajamento e a participação da categoria para que nossos direitos não sejam arrancados de nós”, ressaltou o coordenador geral Celso Fialho durante a plenária.
A Assembleia aprovou ainda um dia de paralisação, em dia útil (ainda a ser definido), uma vez que 8 de março é domingo, para discutir temas voltados ao cotidiano da mulher técnico-administrativa em educação, e os decretos que atacam a carreira de TAEs.
ACESSE AQUI O OFÍCIO DE PARALISAÇÃO
Informes Gerais:
Na assembleia também foram repassadas atualizações sobre as últimas atividades da categoria. Confira:
+ Convite para que a categoria se inscreva no Seminário “Unidade, Resistência e Luta”, no dia 04 de março, às 9h, na Sede Sociais do Sinasefe São Vicente do Sul. (mais informações aqui);
+ Relato sobre o Fórum Social 2020, que aconteceu em Porto Alegre de 21 a 23 de janeiro. No centro das discussões estiveram o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e o Plano Nacional de Educação;
+ Encontro Nacional da Comissão de Supervisão da Carreira (CIS), organizado pela Fasubra Sindical, que acontecerá nos 08 e 09 de fevereiro, em Brasília (ver aqui).