Os Técnico-administrativos em educação com cargo de vigilantes da UFSM reuniram-se com Coordenadores da Assufsm na última terça-feira, 28, no encontro do GT Segurança. Os TAEs informaram sobre o Seminário da Segurança da Fasubra, que aconteceu em agosto, e também discutiram sobre a recente conquista judicial do processo de Intra Jornada.
O XXVII Seminário da Segurança das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTTs) que aconteceu do dia 05 à 11 de agosto, em Brasília, contou com a participação da Assufsm e vigilantes oficiais da UFSM. De acordo com o Técnico-Administrativo em educação Sandro Timm, que participou do seminário, o encontro foi proveitoso e educativo. “Fizemos um debate bem abrangente, sobre a conjuntura nacional e internacional. Falamos sobre a segurança em si, e a precarização do nosso cargo” ele comenta.
Além das palestras, os Técnico-administrativos em educação realizaram, durante o encontro, uma passeata por Brasília. Um dos locais visitados foi o MEC (Ministério da Educação), onde eles entregaram uma carta para o ministro da educação, Rossieli Soares da Silva. Nesta carta, havia uma lista de reivindicações, fruto dos debates que aconteceram no Seminário.
Uma das principais reivindicações dos vigilantes é a realização de concursos públicos para o cargo, que não ocorrem desde 1995. Desta forma, quando os funcionários se aposentam, as vagas acabam sendo supridas por trabalhadores terceirizado.
A carreira de vigilante foi bastante discutida durante o Seminário, e foi pautada na carta de reivindicações. Durante a Reunião do GT Segurança, os Técnico-administrativos em Educação deram continuidade à discussão. Apontaram a necessidade de cursos de capacitações para o aprimoramento dos profissionais, aprofundamento da discussão sobre porte de armas, adicional de periculosidade na carreira, e risco de vida do trabalhador da segurança.
A Intra Jornada também foi pauta da reunião. Os Técnico-Administrativos em Educação de Santa Maria conseguiram, judicialmente, receber da UFSM um valor retroativo de cinco anos atrás, quando eles trabalhavam sem realizar intervalo. Além disso, a partir do dia 1º de setembro, a Universidade estará garantindo o intervalo de uma hora para os trabalhadores da vigilância. O tema voltará a ser discutido pelo GT Segurança, devido à necessidade de adequar a nova regra à realidade cotidiana dos Técnico-Administrativos em Educação com cargo de vigilante.
Próximo Seminário Regional da Segurança das IPES e EBTTs será em Santa Maria
Através das discussões do Seminário Nacional, os vigilantes decidiram realizar o próximo Seminário da Segurança da região Sul na UFSM. Esta será a terceira edição do encontro, que contará com Técnico-Administrativos em Educação de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Uma comissão de vigilantes e Coordenadores da Assufsm será responsável pela organização do evento, que acontecerá em maio de 2019.
Assufsm irá propor sediar na UFSM o XXIX Seminário Nacional da Segurança das IPES e EBTTsem 2020
Os debates feitos no encontro foram bastante produtivos para os vigilantes da UFSM, por isso os mesmos estão dispostos a também ser sede do Seminário Nacional da Segurança. A proposta de construir o Seminário Nacional de 2020 na UFSM será feita no próximo Seminário Nacional, que acontecerá em 2019, em João Pessoa, Paraíba.