Na terça-feira, 31, o GT Mulher Trabalhadora da Assufsm se encontrou no Auditório da Química para mais uma reunião do grupo. Na pauta estava o “Festival pela vida das mulheres” (ver aqui) e o I Encontro de Mulheres TAEs da base da Fasubra (ver aqui).
Inicialmente, a coordenadora de Formação Política e Sindical da Assufsm, Natália San Martin leu o Informe de Direção (ID) da Fasubra que passa as orientações sobre a participação das técnico-administrativas em educação no “Festival pela Vida das Mulheres”, que acontece em Brasília de 03 a 06 de agosto. Nestes dias acontecerão a transmissão ao vivo da ADPF 442 (ação que prevê que o aborto até a 12ª semana de gestação não seja considerado crime), além de rodas de conversas, mesas de debates, oficinas culturais e atividades relacionadas ao tema.
Após a leitura do ID, as mulheres consideraram importante a participação no evento, uma vez que o festival representa um avanço na defesa, liberdade, autonomia e direito das mulheres. Assim foi definida a participação das técnico-administrativas em educação Angelita Bezerra, Graziela Jacoby, Natália San Martin e Solange Pahim como delegadas da Assufsm.
Durante a reunião, as mulheres decidiram ainda que ao retornar do festival, a ideia é trazer uma contribuição em forma de debate ou seminário educativo para as mulheres técnico-administrativas em educação, estudantes e docentes, com o objetivo de ampliar a discussão na UFSM.
Sobre o I Encontro de Mulheres TAEs da base da Fasubra, o grupo definiu que esta pauta deve ser discutida em nova reunião após o retorno de Brasília para possibilitar uma maior participação das mulheres da categoria.