Na segunda-feira, 30, o GT Motoristas se reuniu no setor do Núcleo Transporte da UFSM para debater sobre o processo de insalubridade; e organização do encontro regional de motoristas oficiais das Instituições Públicas de Ensino (IPES).
Inicialmente, o grupo de trabalho debateu sobre o pedido de insalubridade (ver aqui) que foi rejeitado pelo Núcleo de Segurança do Trabalho da UFSM. A solicitação aconteceu por eles realizarem a limpeza dos banheiros dos veículos, durante as viagens, procedimento que os expõem a riscos biológicos pelo manuseio direto com produtos químicos. Dessa forma, o grupo estabeleceu que esta atividade não será mais realizada pelos motoristas, e o sindicato aguardará a orientação jurídica para recorrer quanto ao pedido.
Durante a reunião, o grupo também estabeleceu o agendamento de uma reunião com Pró-Reitoria de Infraestrutura para serem levadas reivindicações específicas do cargo de motoristas, principalmente no que diz respeito as notas técnicas e questões jurídicas.
Sobre o segundo ponto de pauta, a organização de um encontro regional de motoristas oficiais das Instituições Públicas de Ensino, em Santa Maria e sediado pela Assufsm, o GT definiu uma equipe que ficará responsável pela organização do seminário. A previsão é que este evento aconteça no mês de novembro. A ideia de construção do seminário surgiu após a participação no IX Seminário Nacional dos Motoristas Oficiais das Instituições Federais de Ensino Superior (ver aqui), com o objetivo de aprofundar a discussão sobre a conjuntura, especialmente no que diz respeito aos técnico-administrativos em educação do setor de transporte.
No encontro de segunda-feira, os motoristas também debateram sobre a segurança no trabalho. Uma vez que, o cargo está sujeito a acidentes de trânsito nas estradas ficou orientado que toda e qualquer ocorrência dessas em horário de trabalho, deve ser registrada junto a UFSM. Esse tipo de circunstância configura-se como acidente de trabalho, já que o técnico-administrativo em educação está a serviço da UFSM.
A próxima reunião do GT Motoristas ficou marcada para o dia 13 de agosto, às 9h, no Núcleo de Transporte.