Assufsm lança Campanha “Assufsm sem Assédio”

Cada vez mais se torna necessário lutar contra o assédio no ambiente de trabalho. Levando isso em consideração, nesta terça-feira, 17, o setor de Comunicação da Assufsm lançou a campanha “Assufsm sem Assédio”. A ideia é conscientizar a todos e todas as consequências de como o Assédio Moral e Sexual afeta o bem-estar físico e psicológico das trabalhadoras e trabalhadores.

É fundamental que vítimas de assédio, seja moral ou sexual, não se calem e denunciem os agressores. Só a partir da luta, medidas combativas que tenham um resultado efetivo podem ser tomadas.

Acesse aqui o material completo da campanha e dissemine no seu ambiente de trabalho.

Você sabe reconhecer assédio moral?

Assédio moral é todo comportamento e conduta que exponha alguém a situações humilhantes e/ou constrangedoras, repetitivas e prolongadas vezes durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. Ameaças constante de demissão, constrangimento e humilhação públicas, autoritarismo e intolerância de gerências e chefias, imposição de jornadas extras de trabalho, desmoralização e menosprezo de trabalhadores e trabalhadoras, assédio sexual, isolamento e segregação de trabalhadores e trabalhadoras, insultos e grosserias, discriminação salarial segundo sexo e etnia, ameaça a sindicalizados e sindicalizadas, dificultar a execução de trabalho dos e das colegas.

O assédio moral prejudica de forma física e psicológica a saúde da vítima, por isso, não se cale!

Como denunciar assédio moral?

Apesar de no âmbito legal o assédio moral não se enquadrar como um crime, as denúncias podem ser feitas. Se você é vítima de assédio moral, existem meios para denunciar e agir contra esse tipo de violência:

♦ Evite conversar a sós com o agressor. Leve um colega ou representante sindical para servir como testemunha;

♦ Relate as agressões na Ouvidoria ou no setor de Recursos Humanos e solicite uma mediação para solucionar o problema;

♦ Busque apoio jurídico com profissionais devidamente habilitados;

♦ Contate os responsáveis pelo Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho ou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Você sabe reconhecer o assédio sexual?

Assédio Sexual é todo e qualquer modo de aproximação com intuito sexual sem consentimento da vítima e pode acontecer de maneira verbal, física, visual e através de pedido de favores sexuais. Cantadas; piadas com cunho sexual; moléstia; olhar de forma ofensiva; assobiar ou fazer gestos inapropriados; avaliar a pessoa por atributos físicos; seguir ou controlar alguém; favores sexuais em troca de promoção; “elogios” invasivos; tocar, abraçar, beijar, cutucar ou carinhos não pedidos em que a vítima pede para parar e o agressor continua; são exemplos de comportamentos de assédio sexual.

Como denunciar assédio sexual?

Para denunciar uma situação de assédio sexual, primeiro a vítima deve fazer uma denúncia em uma delegacia e abrir um Boletim de Ocorrência. Depois, precisa representar contra o agressor (a), ou seja, abrir um processo contra o homem ou mulher que a agrediu. No caso de o assédio ser acometido contra uma mulher, a denúncia também pode ser feita para a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, discando 180 ou para o telefone lilás: 0800 541 0803.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *