Assembleia Geral da categoria vota delegados (as) para próxima Plenária da Fasubra

Na manhã desta quarta-feira, 06, a categoria de técnico-administrativos e administrativas em educação da UFSM, se reuniram no Auditório Sérgio Pires (anexo ao prédio 17) para mais uma assembleia geral. Desta vez, na pauta estavam a retirada de delegados (as) para a Plenária da Fasubra; informes sobre os 28% e a avaliação da conjuntura sobre greve dos caminhoneiros e mobilizações na UFSM.

Durante a assembleia, quatro foram o número de chapas que se inscreveram para levar delegados (as) para a Plenária da Fasubra que acontece nos dias 15 e 16 de junho, em Brasília; sendo: Vamos à Luta (14 votos); Sempre na Luta (13 votos); Unir/Tribo Independente (32 votos) e Combate (4 votos).

Em questão de ordem foi levantada a paridade de gênero nas chapas; a divergência da votação, em que no livro de presença constavam 56 assinaturas e no pleito 63 votantes; e, levando isso em consideração qual seria a maneira de fazer a proporcionalidade, como na assembleia não se chegou a um consenso entre os representantes de cada uma das chapas foi encaminhado o questionamento para a Fasubra. Em resposta, a Federação informou que não haveria necessidade de nulidade da Assembleia, uma vez que, para definir a proporcionalidade dos delegados (as) da Assufsm na Plenária deverá ser considerado o quantitativo da lista de presença, enquanto o número de votantes (independente de ter ou não assinado a lista de presença) será considerado apenas para a contagem em cada uma das chapa. 

Sobre a paridade de gênero, a Fasubra informou que não há nenhuma normativa da própria Federação em relação à paridade de gênero nas chapas. Desta forma, a chapa 1 – Vamos à Luta e a chapa 2 – Sempre na Luta levará um (a) representante para Plenária; a chapa 3 – Unir/Tribo Independente terá 3 delegados (as) e a chapa 4 – Combate não terá representação. Conforme a nominata de cada uma das chapas, os representantes da Assufsm na Plenária serão os técnico-administrativos em educação Alaor Galeano; Adelar Coelho; Sandro Timm; o coordenador Financeiro Patrimonial, Eleutério Jost; a técnico-administrativa em educação e coordenadora de Secretaria da Assufsm, Natália Weiss e, como suplente o TAE Joel Ramos. 

Plenária da Fasubra

Informamos que nos dias 15 e 16 de Junho de 2018 acontecerá a Plenária Nacional. Na programação estão o debate sobre a implementação de jornada de Trabalho nas Universidades; Análise de Conjuntura; Posse da Direção Nacional e do Conselho Fiscal, e encaminhamentos.

Análise de Conjuntura

Ao longo da Assembleia, a categoria fez uma análise de conjuntura sobre o cenário político atual e todos os reflexos da Greve dos Caminhoneiros na classe trabalhadora; e as mobilizações na UFSM. Durante as inscrições foi reconhecida a importância dos sindicatos para dar eco a voz dos trabalhadores e trabalhadoras; e a legitimidade da Greve dos Caminhoneiros. Outro ponto colocado foi o impacto que esta greve teve nacionalmente e que apesar do mercado não aceitar as formas estatais de produção, quando as mobilizações estão alinhadas e organizadas, há maiores possibilidades de conquistas.

Quanto as mobilizações na UFSM, as inscrições reforçaram a importância de uma construção que seja da base para cima, para garantir a participação e o engajamento de todos e todas da categoria.

Caso 28%

O advogado, Gregory Pahim, da Wagner Advogados representante legal da Assufsm participou da Assembleia também para auxiliar a todos e todas sobre o Caso dos 28%. Inicialmente ele forneceu um panorama histórico sobre todo o processo e reforçou que este é público e que a categoria pode acompanhar o processo pela internet. Além disso, o advogado ratificou que o pagamento deve ser feito até dia 31 de dezembro deste ano e agora só estão aguardando a decisão do juiz.

Após, Gregory Pahim abriu para que os técnico-administrativos e as administrativas em educação tirassem dúvidas específicas do processo.

Informes locais e nacionais

Na assembleia também foram repassadas atualizações sobre as últimas atividades da categoria. Confira:

+ Convite para os (as) técnico-administrativos (as) em educação para participarem na próxima segunda-feira, 11, de uma reunião da Frente Brasil Popular, no Sindicato da Alimentação, às 18h sobre o Congresso do Povo. No sábado, dia 16, também no Sindicato da Alimentação, às 16h, acontece uma reunião de planejamento do Congresso;

+  Relato da reunião do GT Segurança que definiu os delegados para participarem do XXVII Seminário Nacional de Segurança das IPES e EBTTs, em Brasília (ver aqui);

+ No início de maio foi realizada uma assembleia que debateu a proposta de reajuste anual da Unimed (ver aqui). Nesta semana, a coordenação da Assufsm se reuniu com representantes da Unimed que ficaram de repassar a proposta para os gestores.

+ Convocação para que todos e todas participem da Paralisação Nacional, de 07 de junho, em Defesa dos Serviços Públicos e contra a pressão nos Hospitais Universitários (ver aqui).

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos