No último dia 21, em Assembleia Geral da categoria foram definidos os dias 23 de maio e 07 de junho como dias Nacionais de Paralisações e Lutas (ver aqui) e em Defesa dos Hospitais Universitários.
ACESSE AQUI O OFÍCIO ENTREGUE AO REITOR.
Em 2011, o Governo promulgou a Lei 12.550/11 que criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A partir de então, a EBSERH assumiu a gestão da maioria dos Hospitais Universitários (HUs) Federais do país. O que deveria ser um serviço de maior eficácia e eficiência, principalmente na resolução de problemas de recursos humanos, não foi cumprido. Os HUs continuam precarizados; sem serviços de atendimento básico à população; com problemas de assédio moral e barreiras de acesso para professores e estudantes, dificultando o ensino, a pesquisa e a extensão.
Diante deste cenário, a Fasubra vem articulando com outras entidades reuniões e audiências públicas para promover o debate, em âmbito nacional, da situação dos HUs e de como essa precarização de investimentos vem afetando a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como a população em geral.
Dessa forma, no dia 07 de junho, dia Nacional de Paralisação e Lutas, acontecerá em Brasília, na Câmara dos Deputados, uma Audiência Pública: “Debate sobre a Crise dos Hospitais Universitários pós Lei 12.550/2011”. Representando a Assufsm, estarão presentes as técnico-administrativas em educação, Marli Duarte, Vera Leal, Angelita Amaral, Solange Pahim e Lilia Bachinski.
Já em Santa Maria, a data de paralisação terá mobilização “Em Defesa dos Serviços Públicos e Contra a Pressão nos HUs”, tanto no centro, quanto no Campus Sede da UFSM. Confira abaixo as atividades:
– 07h30: Panfletagem (Local: Arco da UFSM);
– 09h: Panfletagem e verificação da pressão dos trabalhadores (as) do HUSM e estudantes (Local: Hall do HUSM);
– 15h: 2ª Plenária Universitária (Local: Auditório Sérgio Pires, anexo ao prédio 17).