Técnico Administrativos e Administrativas em Educação da Assufsm se reuniram virtualmente na manhã da última segunda-feira do mês de novembro (30) para debater pautas de interesse da categoria e retirar delegados e delegadas para a Plenária Nacional da Fasubra, que será nos dias 11 e 12 de dezembro, de maneira virtual (veja aqui).
Dentre as pautas discutidas, a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e a Instrução Normativa 109/2020 (ver aqui) estiveram no centro de debates. A IN 109/2020 foi um pedido de debate da TAE e Pedagoga Loiva Chansis. Os e as TAEs presentes foram unanimes ao afirmar que a proposta de retorno presencial da IN 109/2020 é muito perigosa neste momento, com a cidade em bandeira vermelha. Além disso, os encaminhamentos dessa pauta apontaram para o questionamento da administração da Universidade Federal de Santa Maria para saber quais as garantias vão ser oferecidas para um possível retorno seguro e o convite ao Reitor Paulo Burmann para tratar sobre o assunto na Live Sindical (o setor de comunicação já realizou o convite ao reitor e aguarda retorno).
Sobre a Reforma Administrativa, os e as TAEs presentes se manifestaram para o debate e pensaram em estratégias de combate, uma vez que ainda se está enfrentando a pandemia da COVID-19, que vem avançando na cidade e no país. Os encaminhamentos dessa pauta foram: carro de som para explicar a Reforma Administrativa, outdoor, campanhas, ocupação da Tribuna da Câmara de Vereadores, realização de Assembleias Temáticas e de Lives Sindicais (o setor de comunicação já realizou algumas lives com o tema: ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui), debate da Reforma Administrativa com a população Santamariense em bairros e vilas, união de instituições nesses debates – como Sedufsm, DCE e PG – e, por fim, construção de uma Comissão para debate da Reforma Administrativa e também para pensar a melhor maneira de realizar as atividades (os e as TAEs que quiserem participar, basta clicar aqui).
Na Segunda Assembleia Geral Virtual da Assufsm também foi decidido pelo adiamento do XXIV CONFASUBRA e prorrogação do mandato da Direção e do Conselho Fiscal. Outra decisão da Assembleia Geral foi a retirada de delegados e delegadas para a Plenária Nacional da Fasubra. Duas chapas foram inscritas: Chapa 1 – Vamos à Luta e Chapa 2 – Frente Cutista. A chapa 1 recebeu 11 votos e a chapa 2 recebeu 10 votos. Cada uma tem direito à um ou uma representante para participar da Plenária. O VAL escolheu o TAE Mauro Nascimento Pereira como delegado titular e a TAE Loiva Chansis como delegada suplente. Já a Frente Cutista escolheu o TAE e Coordenador de Comunicação da Assufsm Roberto Bordin como titular e o TAE Eloiz Cristino como suplente.
Os informes gerais foram dados pelos delegados e delegadas da última Plenária Nacional da Fasubra. Eles comentaram sobre as dificuldades de realização do evento por conta da rede de internet. Além disso, também incluíram que os debates na plenária deram-se em torno das dificuldades de mobilização por conta da pandemia da COVID-19.