Assufsm participa de ato no 19J

A Assufsm esteve presente no Ato do Dia 19J Fora Bolsonaro, realizado na Praça Saldanha Marinho. Mesmo com previsão de chuva e muito frio na cidade, centenas de manifestantes estiveram nas ruas de Santa Maria lutando por seus direitos e pedindo Vacina Já para todos e todas, se somando com diversas outras cidades do Estado, do Brasil e do Exterior nessa caminhada.

As centrais sindicais, sindicatos, partidos políticos, movimentos sociais, movimento comunitário, movimento estudantil e muitos jovens protestaram contra o governo genocida de Jair Bolsonaro, responsável por mais de meio milhão de mortes no Brasil.

O Diretor da CUT Regional Centro e Coordenador de Formação Política e Sindical da Assufsm Eloiz Cristino esteve participando do Ato. Eloiz lamentou as vidas perdidas para o coronavírus por causa da irresponsabilidade de Bolsdonaro, e falou sobre a importância de ir às ruas para exigir o Fora Bolsonaro.

Quem também esteve na caminhada de sábado foi a Coordenadora Geral da Assufsm Loiva Chansis. Para ela, a participação dos manifestantes foi muito significativa.

“A Comissão Sanitária teve um trabalho muito efetivo no ato com cartazes orientando as quatro filas formadas e o distanciamento correto e com a distribuição das máscaras e de álcool em gel para quem estava na Praça. Conseguimos também dialogar com a população que passava pela Praça, conquistando, assim, muitos apoios para a tentativa de barrar todos esses projetos do governo contra o povo brasileiro”, avalia Loiva.

A Coordenadora de Secretaria Vanessa Kunz esteve no ato do Dia 19J Fora Bolsonaro. Ela reforça como o distanciamento foi obedecido por todos e todas as centenas de manifestantes que estiveram no local mesmo com o frio que fazia durante a caminhada.

Outras pautas levadas às ruas durante o protesto foram a vacinação imediata de todas e todos, o auxílio emergencial de R$ 600 até o final da pandemia, contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e contra as privatizações de empresas públicas como a Corsan, o Banrisul e a Procergs. Também foi destacado que o governador Eduardo leite e o prefeito Jorge Pozzobom são aliados de Bolsonaro em sua política de morte.

O TAE Jornalista da UFSM e Coordenador de Comunicação da Assufsm Ciro Oliveira realizou a cobertura ao vivo do 19J Fora Bolsonaro através da página da CUT Centro, além de participar da live que reuniu coletivos de mídia de todo o Estado para cobrir os atos que ocorreram no Rio Grande do Sul.

“Muitas pessoas foram as ruas e enfrentaram o frio para protestar contra o governo Bolsonaro. A caminhada foi muito organizada e com o distanciamento necessário para a prevenção contra o Coronavírus”, salientou ele.

Confira mais fotos do Ato 19J Fora Bolsonaro

Fotos: André Comim, Celso Fialho, Ciro Oliveira, Eloiz Cristino, Loiva Chansis e Roberto Bordin.
Texto com informações da CUT Região Centro

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *