Estudantes de Santa Maria e diversas entidades sindicais da cidade estiveram reunidos(as) na Praça Saldanha Marinho, na manhã do dia 15 de novembro, em defesa da educação e da ciência e contra o governo Bolsonaro. O ato iniciou com uma concentração às 10 horas e em seguida, às 11 horas, a manifestação começou.
Os e as estudantes, junto aos coletivos “Concentração de Lutas PIBID/RP” e “Associação de Pós-Graduandos da UFSM (APG)”, foram às rua em revolta ao corte de 92% no orçamento para ciência, tecnologia e inovação, além do atraso no pagamento de bolsas de programas de formação de docentes, tais como o Pibid e o Residência Pedagógica (RP). Essas medidas, propostas pelo Governo Federal e sua equipe econômica, mostram um atraso e desserviço para a educação brasileira.
A ASSUFSM também foi apoiar o movimento dos e das estudantes, participando de atividades e realizando debates na Praça. A Coordenadora Geral do sindicato Loiva Chansis esteve presente no movimento, demostrando apoio da Assufsm com a luta em defesa da educação e da ciência.