Entidades da UFSM se reúnem com o reitor da UFSM para debaterem sobre o retorno presencial

Componentes da Assufsm, Sedufsm, Sinasefe, Atens e DCE se reuniram com o Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, para tratarem sobre o retorno presencial na Instituição. A reunião ocorreu na manhã de terça-feira (28), de maneira virtual, possibilitando um diálogo, com o objetivo de resolver os problemas levados pelos servidores e servidoras da Universidade.

Conforme a normativa n. 032 de 22 de setembro de 2021, a UFSM estabelece o retorno de suas atividades presenciais administrativas escalonadas no âmbito da Universidade a partir do dia 1º de outubro.

Essa decisão foi tomada, conforme fala da reitoria, tendo em vista que o acesso à vacina contra a Covid-19, foi disponibilizado para 100% dos servidores e servidoras da instituição, e estes já receberam a imunização total.

Com base nisso, a categoria deixa claro que não é contra o retorno presencial na UFSM, mas sim, se preocupam com as consequências que isso geraria. Foi levado à reunião aspectos como a estrutura da Instituição para receber seus e suas técnico administrativas em educação novamente, a urgência em retornar tendo em vista toda a rotina criada no home office, o uso dos transportes públicos, a disponibilidade de equipamentos adequados como aparelhos eletrônicos e dentre outros aspectos.

De acordo com a portaria, o retorno será dado de maneira parcial, sendo realizado 4h de casa e 4h na UFSM, o que também preocupa os e as TAEs diante da questão de horário, deslocamento e até de equipamentos que muitos deles estão na casa de cada servidor(a).

De maneira geral, o Reitor foi sucinto nas suas decisões garantindo que o retorno presencial será realizado de maneira segura, assegurando que a instituição tem estrutura para receber a todos(as) com material de higienização e equipamentos para trabalho online. Além disso, a resposta que o Prof. Burmann deu para as coordenadoras da Assufsm, sobre a segurança na situação é de que caso haja alguma contaminação após o retorno aí sim, a instituição tomará novas medidas.

Mais informações sobre a reunião que aconteceu na terça-feira, 28, você pode acompanhar pela visão das Coordenadoras da Assufsm, em relato na Live Sindical e também, nesta quarta-feira 29, o Reitor estará ao vivo na Live Sindical às 12h50 para tratar sobre a temática.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos