Na terça-feira, 29, a Coordenação da Assufsm convocou o GT Saúde, no HUSM, para uma reunião em que além de pautas internas, também estava em discussão a escolha de delegadas (os) para participarem em Brasília, da Audiência Pública sobre a situação dos Hospitais Universitários (HUs).
Durante a reunião, o grupo avaliou o cenário das universidades e como este vem atingindo os Hospitais Universitários; a metodologia e a Gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) que deveria ter vindo para melhorar a qualidade do serviço hospitalar, mas que não vem cumprindo esse papel; as barreiras de acesso para professores e estudantes, dificultando o ensino, a pesquisa e a extensão; e ainda os problemas de saúde que acometem as trabalhadoras e trabalhadores nesse espaço.
Diante desse cenário de precarização que cada vez mais acomete os serviços públicos, a Fasubra em conjunto com outras entidades promoveu a Audiência Pública “O debate sobre a crise dos Hospitais Universitários pós Lei 12.550/11”, no dia 07 de junho, na Câmara dos Deputados em Brasília. Dessa forma, ao longo da reunião foram ainda definidas as representações da base da Assufsm para participarem do evento, sendo: as técnico-administrativas em educação Marli Duarte, Vera Leal, Carlos Militz, Solange Pahim e Lilia Bachinski.
Como encaminhamento ficou a responsabilidade das delegadas levarem à discussão em Brasília as consequências da Gestão EBSERH no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).