A partir de segunda-feira, 4, a UFSM, campus Santa Maria, passará a realizar os exames para Covid-19. A estimativa é que, inicialmente, a instituição possa processar 150 testes/dia, mediante critérios médicos e epidemiológicos.
Os testes serão feitos a partir da demanda de internações de unidades de saúde da região e, eventualmente, do Estado. Profissionais que atuam no enfrentamento da Covid-19, com suspeita de contágio, também serão atendidos, mediante critérios adequados.
De acordo com o reitor da UFSM, Paulo Burmann, “esse é um incremento muito importante para o enfrentamento à pandemia. Equipamentos e laboratórios de pesquisa da UFSM e da UFN, a partir de uma parceria técnico-científica, estão sendo estruturados e reorganizados para esta função estratégica e fundamental”, destaca.
A iniciativa é um esforço conjunto de docentes e técnicos pesquisadores, com apoio da estrutura administrativa da UFSM, do Hospital Universitário de Santa Maria UFSM-EBSERH, do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho e de empresas parceiras. Uma equipe de profissionais da Universidade Franciscana também atua de forma integrada e vai realizar os exames sob os mesmos padrões técnicos e critérios de demanda.
No campus da UFSM de Palmeira das Missões, através de parcerias com empresas, comunidade regional e prefeituras, os testes já estão sendo realizados desde o dia 24 de abril.
Texto: UFSM