A próxima quinta-feira, 9 de junho, é apontada como uma data nacional de mobilização contra os cortes decretados pelo governo Bolsonaro ao orçamento de universidades e institutos federais de todo o país. Aproveitando a ocasião as entidades representativas dos segmentos da UFSM (Assufsm, Sedufsm, Sinasefe, Atens, DCE e APG), promove audiência pública para discutir, com a comunidade interna, os impactos dos cortes orçamentários para o andamento da docência, das pesquisas e dos projetos extensionistas desempenhados pela universidade, bem como para o futuro das políticas de assistência estudantil necessárias à permanência das e dos estudantes.
A audiência ocorre a partir das 10h desta quinta-feira, no auditório Lói Trindade Berneira (prédio 18C – Química).
Além da audiência interna, as entidades também vêm propondo a realização de uma reunião pública na Câmara de Vereadores de Santa Maria, a fim de envolver toda a cidade e a região na defesa da universidade e da necessária recomposição orçamentária.
Cabe lembrar que a UFSM já iniciou o ano de 2022 com um orçamento baixo, 22% menor que o de 2019, último ano de presencialidade antes da pandemia. Ocorre que, no último dia 27 de maio, o Executivo anunciou um novo bloqueio de R$ 1 bilhão no orçamento das universidades e institutos federais, o que, na UFSM, representou mais uma tesourada de aproximadamente R$ 19 milhões.
Diante desse cenário, os cortes de postos terceirizados (e, consequentemente, as demissões desses cortes advindas) provavelmente terão de se agudizar, fazendo com que praticamente nenhuma das pontas da universidade fuja à precarização.
Na audiência desta quinta, a ideia também é construir um movimento de defesa da universidade, com delineamento de ações para tentar reverter este bloqueio.
Não perca!
Audiência Pública sobre os Cortres Orçamentários na UFSM
Quando? Quinta-feira, 9 de junho
Horário? 10h
Local? Auditório Lói Trindade Berneira (prédio 18C – Química)
Texto: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Arte: Italo de Paula/Assessoria de Imprensa da Sedufsm