Assufsm comemora 47 anos de luta

Hoje é um dia especial para todas as pessoas que fizeram e fazem parte da história da Assufsm. São 47 anos de sindicato lutando pelos direitos dos Técnico Administrativos e Administrativas em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A Assufsm comemora junto com você, técnico administrativo e administrativa em educação ativo ou aposentado(a), todas as conquistas travadas ao longo dos anos. Já são 47 anos de história como sindicato. Mas antes disso, a Assufsm era conhecida como ABS-UFSM, Associação Beneficente dos Servidores, e assim funcionou por 17 anos.

A ABS foi fundada em 18 de setembro de 1973, pelo então reitor da UFSM Hélios Homero, com a primeira diretoria composta por João Tosses, Ervandil Costa e Nei Penna.  Mas o movimento pró-associação já existia desde a década de 1960. Em 1978, a associação tomou um caráter reivindicatório sindical em razão das condições de trabalho e a defasagem salarial.

Dez anos depois, em 1988, foi realizada a construção dos Sindicatos Estaduais de Trabalhadores em Educação de Terceiro Grau – o SINTEST, ao qual a Assufsm se filiou. No ano de 1990 o SINTEST foi fundado, contando com cerca de 15 mil filiados e filiadas e em 1991 a primeira coordenação da Assufsm foi empossada. O sindicato também tem filiação com a Fasubra e a CUT.  Desde então, a Assufsm, junto da base de Técnico Administrativos e Administrativas em Educação, trava lutas e debates para a garantia e manutenção dos direitos da categoria.

Dentre as inúmeras funções do sindicato estão:

  • Defender os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais e administrativas;
  • Garantir o patrimônio dos trabalhadores e trabalhadoras e a autonomia na tomada de decisões a nível nacional;
  • Formar sindicalistas com consciência crítica independente da realidade política brasileira e da sociedade brasileira;
  • Defender a participação dos e das TAEs no movimento das universidades brasileiras.

São, ao todo, 64 anos de história de ABS e Assufsm. A Assufsm agradece a cada um e cada uma que fez e faz parte desses momentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *