08/07 – Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

Hoje comemora-se o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, uma data importante destinada à visibilidade e o reconhecimento de produções científicas para a sociedade em geral. A data tem como objetivo estimular o gosto dos jovens pela área, que é ampla e fundamental para o entendimento dos fenômenos que acontecem ao nosso redor.

A ciência é a fonte de conhecimento para todas as questões pensadas diante do mundo e as respostas resultam em melhorias e evoluções. Foi por esse motivo que em 2001, foi sancionada a primeira data pela Lei nº 10.221, e a segunda, em 2008, através da Lei nº 11.807. Ambos têm o propósito de homenagear a entidade que se tornou um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o país, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Durante os anos de comemoração, a ciência de fato teve vários avanços significativos, como na área da informação e da saúde, com a criação de aparelhos que facilitam a vida da população. Além de reunir diversos especialistas e interessados no assunto, até mesmo desde a juventude, como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que reúne estudantes de todos os estados, para expor suas descobertas e serem incentivados.

O Brasil tem se destacado no meio científico internacional, sendo responsável por 13% de tudo que é pesquisado no mundo. No entanto, nem tudo é aplicado e o país aparece em 69º lugar no ranking de inovação mundial.

Diante do momento atual em virtude da Covid-19, a ciência foi a única saída para todos e todas. A busca pela vacina, ilustra exatamente a importância da ciência, os avanços da medicina e também das ciências humanas e sociais propondo soluções comportamentais para enfrentar a pandemia.

Sendo assim é possível compreender um pouco do quanto a ciência faz parte da vida de todos e todas, de uma maneira muito íntima, e ter acesso ao conhecimento científico é essencial para a construção de um mundo cada vez melhor.

Com informações do site Calendarr e Portal do UFPI

Postagens recentes

Geral

14 de agosto –  Dia dos Pais

A Assufsm deseja a todos os Pais, responsáveis, mães solo, tios(as), avós e demais pessoas que realizam esse papel, um dia de muita alegria com

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.