A data foi criada em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tendo como objetivo chamar atenção à uma questão social sensível e erradicar a violência contra a pessoa idosa.
Numa sociedade cada vez mais envelhecida (serão 1,2 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos em 2025), os idosos são esquecidos e sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral.
Todos os anos se registam vários casos de abuso contra os(as) idosos(as) e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais e promover a integração e o bem-estar do(a) idoso(a) são os desafios lançados pela celebração desta data.
Nos cinco primeiros meses deste ano, o Disque 100 recebeu 47 mil denúncias de violência contra idosos e registrou 282 mil violações de direitos, um aumento de 57% no número de denúncias e de 87% no de violações.
Neste dia, a ONU relembra também que a discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos, exigindo o empenhamento dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.
Viver sem violência é um direito. Se você souber de alguma violência contra a pessoa idosa, ou se você sofre essa violência, disque 100 e denuncie!
Respeite nossa ancestralidade! Não à violência contra a pessoa idosa!
Texto: Calendarr