Nos dias 4 e 5 de agosto, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, ocorreu o 16º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CECUT-RS), que contou com a presença de mais de 400 delegados e delegadas do campo e da cidade, dos setores público e privado.
O evento teve início na noite de sexta-feira (4), com a presença do presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre. Sob o lema “Luta, direitos e democracia transformam vidas”, o encontro debateu temas como o retorno da PEC 32, Reforma Administrativa e a autonomia do Banco Central e a sua política de juros altos.
Durante o CECUT, a chapa de unidade liderada pelo atual presidente da CUT-RS, professor Amarildo Cenci, foi reeleita para o mandato de 2023-2027. Além do professor, foram reeleitos o vice-presidente da CUT-RS, Everton Gimenis, diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre; a secretária-geral Vitalina Gonçalves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí (SPMG); e o secretário de Administração e Finanças da CUT-RS, Antônio Güntzel, sapateiro da cidade de Nova Hartz.
Estiveram presentes no 16º CECUT representando a Assufsm a Coordenadora de Secretaria Gecira Di Fiori e os TAEs Eduíno Simões, Natália San Martin, Adelar Coelho e Celita Manfio. Além disso, o Coordenador de Formação Política e Sindical da Assufsm e representante da CUT Regional Sul Eloiz Cristino também esteve presente (presentes na foto destaque).
“A nova direção eleita terá quatro anos de mandato, no qual fomos eleitos para compor a direção geral da CUT. Então para nós é um compromisso e um desafio muito grande poder organizar a luta, acompanhar os sindicatos filiados e não filiados, poder contribuir na reconstrução desse Brasil”,comenta Eloiz.
Para Eduíno Simões, foi muito importante participar do CECUT,“estivemos presentes com três delegados(as) eleitos, reforçando o compromisso de unir com o fortalecimento da maior Central Sindical da América Latina, que está comemorando 40 anos de luta em defesa dos trabalhadores(as) brasileiros”, contou o TAE.
A cerimônia também contou com homenagens aos sindicalistas que contribuíram com a CUT durante 40 anos. A Coordenadora Jurídica e de Relações de Trabalho da Assufsm, Cerlene Machado (Tita) estava dentre os trabalhadores e trabalhadoras homenageados(as).