19 de abril – Dia dos Povos Indígenas

Você sabe por que dia 19 de abril é comemorado como o Dia dos Povos Indígenas?

Porque em 1940, no México aconteceu o 1º Congresso Indigenista, em que foram discutidos assuntos referentes à qualidade de vida dos indígenas. A data em que foi tomada esta decisão tão importante era 19 de abril de 1940. Por este motivo, em 1943, Getúlio Vargas, que era o atual presidente do Brasil, decretou que todo dia “19 de abril” seria comemorado o dia do Índio no Brasil, nomenclatura modificada, em 2022, para Dia dos Povos Indígenas.

A mudança no nome da data tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos Povos Originários. A nova lei é oriunda do Projeto de Lei 5466/19, da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), aprovado pelo Câmara dos Deputados no fim de 2021 e pelo Senado em maio de 2022.

Para Joenia Wapichana, a intenção ao renomear a data é ressaltar, de forma simbólica, não o valor do indivíduo estigmatizado “índio” mas o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira.

“O propósito é reconhecer o direito desses povos de, mantendo e fortalecendo suas identidades, línguas e religiões, assumir tanto o controle de suas próprias instituições e formas de vida quanto de seu desenvolvimento econômico”, afirmou a deputada quando o texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

O governo, no entanto, acabou vetando integralmente a proposta. Para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, não haveria interesse público na alteração, uma vez que a Constituição adota a expressão “Dos Índios”. Mas, em sessão conjunta do Congresso Nacional, os parlamentares derrubaram o veto.

Dia 19 de abril é dia de valorizar e lutar por aqueles e aquelas que são a raiz da história do país. A Assufsm apoia essa luta!

Texto com informações da Agência Câmara de Notícias

Postagens recentes

Geral

Nota de repúdio

A FASUBRA Sindical manifesta sua profunda indignação e repúdio à aprovação, em primeiro turno, da PEC 09/2023 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos