ASSUFSM | Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria

Horário de atendimento: Seg – Sex: Das 7h às 11h30min  – 12h30min às 16h  

Assufsm repudia ataques transfóbicos na UFSM

Diante das mensagens de caráter transfóbicas emitidas por um vídeo de uma aluna de psicologia da UFSM, a ASSUFSM vem a público manifestar repúdio a quaisquer atos de intolerância, discriminação e preconceito que afrontam os princípios de uma universidade pública, plural, inclusiva, igualitária e democrática.

Lamentamos profundamente o ocorrido e prestamos nossa profunda solidariedade a todas/todos que vêm sendo alvo desses ataques. Sabemos que atitudes transfóbicas são praticadas e direcionadas a homens e mulheres trans, historicamente e cotidianamente, às vezes, de forma velada, e outras, de maneira explícita. A recorrência desses atos – que através da intimidação, visam silenciar vozes e saberes – demonstra o quanto a sociedade ainda precisa avançar no respeito à dignidade e aos direitos humanos.

É importante lembrar a todas e todos que transfobia é crime – expresso na lei 7.716/89 (homofobia e transfobia estão enquadradas na Lei de Racismo) – e sua prática é considerada inafiançável e imprescritível, sob penas de 1 a 3 anos de reclusão e multa. Diante disso, reivindicamos que a Administração Central da UFSM busque identificar de forma mais célere os responsáveis por esses atos hediondos e tome as medidas cabíveis urgentemente.

Transfóbicos(as) não passarão!

2 de maio de 2023

Gestão 2021-2023 Assufsm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *