1º de maio – Você conhece a história do dia do trabalhador?

Dia 1º de maio é conhecido por ser o dia do trabalhador e da trabalhadora, mas você sabe por que esse dia foi o escolhido? Se não sabe, abaixo vamos resumir para você a origem dessa data. Acompanhe aí!⬇️

⛏️ No fim do século 19, a indústria brasileira passava por um processo de desenvolvimento muito rápido. Esse crescimento também gerou os primeiros movimentos organizados de trabalhadores(as), em especial em São Paulo e no Rio de Janeiro.

👷 Em 1910, surgiu o Movimento Operário no país. Com isso, os trabalhadores(as) foram impulsionados ainda mais por ideais sindicalistas, e os protestos se intensificaram em prol de trabalhadores que buscavam melhores condições de trabalho e seus direitos básicos dentro de uma empresa.

➡️ Por iniciativa do Movimento Operário, em 1917, aproximadamente 50 mil trabalhadores paralisaram o trabalho em São Paulo. Essa iniciativa, então, se tornou uma prática comum dos trabalhadores, sempre no 1º de maio.

➡️ Em 1917, aconteceu em São Paulo uma das maiores greves gerais já ocorridas no Brasil. O movimento trabalhista foi ganhando cada vez mais força, e em 1924, o então presidente, Arthur Bernardes, decidiu adotar o 1º de maio como feriado em celebração ao trabalhador(a). Dando assim, origem ao Dia do Trabalhador(a).

👍Gostou do conteúdo? Salve, curta, compartilhe, comente e marque seus amigos para que mais pessoas possam conhecer sobre o conteúdo!!

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos