20/09 – Dia do e da Gaúcha – Revolução Farroupilha

O dia 20 de setembro, conhecido como o Dia do e da Gaúcha, é feriado no estado do Rio Grande do Sul. A data recorda o início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835.

Para o Brasil, marca a revolta civil mais longa da sua história, que durante 10 anos – conhecido como o Decênio Heroico (1835-1845) – teve como cenário o Rio Grande do Sul, sendo por isso a data mais importante do calendário desse estado.

Assim, O Dia do(a) Gaúcho(a) consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha.

A data ganhou maior destaque e comemoração a partir do momento em que foi decretado feriado no Rio Grande do Sul, de acordo com o Decreto estadual nº 36.180, de 18 de setembro de 1995.

O que foi a Revolução Farroupilha?

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil, na qual os revoltosos queriam se separar do Império do Brasil. Recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. Após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas, a revolução chegou ao fim em 1º de maio de 1845.

Além disso, muitas mulheres lutaram bravamente. O filme Anahy de Las Misiones conta sobre a Revolução Farroupilha e também mostra a história de uma mulher e o que ela fez para sobreviver nos 10 anos de guerra.

Esse ano, devido a pandemia, os Centros Tradicionalistas e Departamentos Gaúchos optaram por ainda não realizar desfiles e comemorações do dia 20 de setembro.

Fonte: Calendarr

Postagens recentes

Geral

14 de agosto –  Dia dos Pais

A Assufsm deseja a todos os Pais, responsáveis, mães solo, tios(as), avós e demais pessoas que realizam esse papel, um dia de muita alegria com

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.