O Dia da Consciência Negra faz parte do calendário escolar desde 2003, quando há 20 anos a Lei Federal 10.639 institiui o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Mas foi só em 10 de novembro de 2011 que o governo oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra pela Lei 12.519. A Lei, no entanto, não considerou o dia como feriado nacional.
Mas por que justo o dia 20 de novembro foi eleito? A data remonta a um fato histórico do século 17: a morte de Zumbi dos Palmares – homem negro pernambucano que nasceu livre e foi escrevizado aos seis anos de idade, que faleceu nesse dia, no ano de 1695.
Zumbi foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, no interior de Alagoas. Sua vida pela liberdade do povo negro e sua resistência à opressão e à escravidão fizeram de Zumbi um símbolo para a população negra – e para toda a sociedade brasileira.
Em 2023, foi sancionada a Lei 14.759 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tornando feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser celebrado em 20 de Novembro.
A Assufsm saúda e junta suas forças a todas as vozes negras no combate ao racismo e, por meio do seu GT Políticas Sociais e Antirracistas, soma esforços com ações práticas para tornar este mundo mais igualitário e um espaço melhor para se viver de forma antirracista!
Com informações do site National Geographic Brasil e Senado Federal