ASSUFSM | Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria

Horário de atendimento: Seg – Sex: Das 7h às 11h30min  – 12h30min às 16h  

FASUBRA publica Informes de Direção nº12 em 24 de julho, com orientações aos aposentados(as) sobre o RSC e a inclusão da rubrica na folha de pagamento da aceleração por capacitação

Na sexta-feira (24), a FASUBRA divulgou o Informe de Direção (ID) nº 12/2026, o qual traz orientações jurídicas do escritório da Federação em relação ao pedido de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os aposentados e aposentadas, bem como dois modelos de requisição para o referido pedido.

Além disso, o informe fala sobre algumas universidades terem se antecipado e já incluíram a aceleração para aposentados(as) e pensionistas na próxima folha de pagamento. A FASUBRA orienta a pressão, por parte de cada base, para que essa conquista de greve seja implementada o quanto antes, bem como solicita que os sindicatos informem à Federação o estágio atual desse processo em suas respectivas instituições. O ID também traz uma notícia sobre o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela.

O ID destaca o calendário de lutas do mês de julho, com ênfase para o 4º Encontro de Mulheres da América Latina e do Caribe, que ocorrerá de 24 a 26 de julho, em Buenos Aires, na Argentina; além da chamada para o GT Democratização, no dia 31 de julho. Já para agosto, tem a Audiência Pública sobre Negociação Coletiva no dia 11 e a chamada de importantes GTs: na primeira quinzena, devem abrir os GTs Pós Graduação e GT Saúde do Trabalhador, já na segunda quinzena devem iniciar o Fórum de Discussão das 30 horas e GTs no âmbito da CNSC, como: GT Desenvolvimento; GT Revisão das Atribuições e Racionalização dos Cargos; GT Reposicionamento e Prazo para Novas Adesões ao PCCTAE; GT Carga Horária das Profissões Regulamentadas e Concurso para Intérpretes de Libras. Por fim, de 15 a 17 de setembro, ocorrerá o XXIII Encontro de Aposentadas, Aposentados e Aposentandos(as) da FASUBRA, em Brasília.

Veja o ID 12/2026: https://drive.google.com/file/d/1b9E2pOc8ayXfI7rsumI2VEP15KM9h4hb/view?usp=drive_link