Com objetivo de celebrar as conquistas das mulheres ao longo dos anos, assim como expor a necessidade de debate e de ações efetivas para o alcance da igualdade de gênero, o dia 26 de agosto é conhecido como o Dia Internacional da Igualdade da Mulher. A data foi escolhida pelo Congresso dos Estados Unidos em homenagem à aprovação, em 18 de agosto de 1920, da 19ª emenda à Constituição Americana.
O Relatório Global de Desigualdade de Gênero de 2022, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, aponta que levarão mais de 132 anos para eliminar as disparidades entre homens e mulheres em todo o mundo. A pesquisa comparou 146 países, analisando indicadores como participação feminina no mercado de trabalho, acesso à educação, expectativa de vida e representação política. O Brasil, ocupando a 94ª posição, apresenta desafios significativos, especialmente nas áreas de participação econômica e empoderamento político.
Por isso, além de celebrar as conquistas, essa data também é uma forma de dar visibilidade ao combate à desigualdade, e, assim, obter a plena equivalência entre homens e mulheres.
TAEs, sigam na luta na conquista por seus direitos de equidade!